Mai 30

nsc_14aniversario-640×480.jpg

Clique na imgém e saiba mais…

Out 01

Zé Augusto e Bastos de Sousa comentam Benfica 2 - Sporting 0 

Pedro Pato analise o desaire europeu do FC Porto. 

João Carlos Neves, Presidente da Assembleia Geral fala da Casa do Benfica do Cartaxo.

A Homenagem a Alfredo Trindade e José Maria Nicolau por Domingos Xavier e Ana Caria por parte do Núcleo Sportinguista do Cartaxo. 

A Homenagem a Alfredo Trindade e José Maria Nicolau por Leopoldo Neves e João Carlos Neves por parte da Casa do Benfica do Cartaxo.

A União segundo Domingos Xavier! 

 Cliquem acima nos links! Vejam os videos do CartaxoTV!

Programa: 

Parte 1:

António Gaspar saúda | Benfica vence Sporting por 2-0 | João Carlos Neves, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa do Benfica do Cartaxo fala da colectividade | BenficaTV | Ainda o caso dos balneários | Livre e Directo por António Gaspar

Parte 2:

Comemoração do Centenário do Nascimento de Alfredo Trindade e José Maria Nicolau apresentado pela comissão organizadora, aqui Domingos Xavier e Ana Caria pelo Núcleo do Sporting do Cartaxo e leopoldo Neves e João Carlos Neves por parte da Casa do Benfica do Cartaxo.

Porto goleado pelo Arsenal na Liga dos Campeões | Jesualdo Ferreira mantêm-se |  As provas europeias do Sporting e do Benfica em perspectiva | A próxima jornada da Liga Sagres.

Mai 01

Também porque hoje é dia do trabalhador, estou a titular assim, o que vou escrever sobre a pena de 6 pontos ao Belenenses e do prémio a clubes que a decisão provocou.

Que lei é esta que diz que o trabalhador só pode ter 2 patrões por época? Quando se têm estes princípios é muito provável que daí para a frente se venham a cometer mais injustiças.

Belenenses CampeãoA primeira de carácter administrativo resulta de um outro princípio de quem aceita inscrição não é responsável e também de uma norma muitas vezes esquecida de que não se pode ser juiz em causa própria. Neste caso a Federação considerou o jogador inscrito e depois arroga-se a ser a última instância de decisão de uma inscrição que aceitou sem ter o cuidado de solicitar todos os documentos para que a inscrição estivesse de acordo com a lei.

Depois há também o caso do jornalista que delatou o assunto e que estranhamente não avisou o Belenenses para evitar que utilizasse um jogador que lhe poderia fazer perder pontos.

Como disse no princípio deste texto há equipas que saem beneficiadas, sem terem feito nada para que ficassem mais ricas, e assim estamos a deitar por terra mais um outro princípio de que não deve haver enriquecimento sem causa. Aqui é ocasião para falar do cá se fazem cá se pagam e lembrar que o que fizeram ao Gil Vicente e que veio a beneficiar o Belenenses.

Só falta agora que o Belenenses recorra para o organismo internacional, e se recorrer, resta saber se terá efeito suspensivo nesta sentença que quase todos os meios de comunicação sacramentaram.

Neste caso discordo também daqueles que consideraram que a decisão foi muito lenta, embora os seus efeitos sobre as competições portuguesas ainda está para saber.

Podem perguntar porque é que um Sportinguista está a falar de um outro clube que eu não vou responder que é para não falar dos picos do Sporting em que jogadores ficam a ver o jogo em vez de fazerem o aquecimento. Se disse alguma coisa que não foi clara, agradeço que me perguntem. Também são bem vindas opiniões contrárias. Mas se não aparecer nenhuma reacção como aconteceu no meu último texto vou também passar a assistir ao X – centrico que tem aliás umas belas fotografias que fazem realçar os excelentes textos que lá se lêem.

Jan 26

Sporting

Desejo que cada vez maior número de pessoas apareça no Ateneu para dialogar e participar no Programa Prolongamento, porque em Democracia as pessoas devem dialogar presencialmente e neste momento há várias tarefas a cumprir, que exigem a presença de todos, para que não fiquem no esquecimento, como é o caso das seguintes:

- Possibilidade de promover a formação de jovens fazendo um protocolo com a Academia do Sporting que é a maior e melhor organização nacional.

- Reunir todas as Associações desportivas e culturais no Ateneu de forma a iniciar uma Federação no Cartaxo com todas as potencialidades que tal iniciativa pode representar.

- Promover a transmissão de um programa de televisão do programa Prolongamento, em que em directo se fará o lançamento de uma Escola de Arbitragem e de Jornalismo Desportivo em que também funcionará um Observatório Nacional das Boas Práticas Desportivas. Neste Observatório registam-se as boas práticas a promover e analisam-se os erros a evitar repetir. Consolidar, assim, o caminho de apresentar o futebol como escola de virtudes e de bons caracteres, abandonando a forma angustiada e maldizente de falar do Desporto e da Cultura até a esta maneira, iniciada em Portugal, de falar do Desporto, como já foi referido na TSF.

- Lançamento da Comissão que vai arrancar com o Centro de Excelência do Ciclismo no Cartaxo, aproveitando o grande passado do Cartaxo no ciclismo e a circunstância do Clube José Maria Nicolau estar a crescer 100% ao ano, ou seja 50 vezes mais do que o País.  Quero terminar esta minha participação, solicitando que seja divulgada a minha convicção, que o Sporting irá ser Campeão Nacional de Futebol. Por uma questão de Sportinguismo quero manifestar esta opinião antes do jogo com o Porto, porque depois muitos Sportinguistas pensarão como eu e um dia até talvez Marco Chagas e quem sabe Paulo Bento.

 

Com saudações de SPORTINGUISMO.

Luis Bastos de Sousa.

Out 18

O tema do último programa foi o fair play.
Prefiro falar em Português e gosto mais de ouvir falar em treinador do que em Mister, até porque para os ingleses treinador é “coach”.
Mas já que demos este nome ao tema vejamos o que significa na sua origem fair play que se pode traduzir por jogar limpo. Play em inglês significa jogar, mas também brincar ou um artista a representar e o fair que se pode traduzir por limpo, claro, leal etimologicamente vem de feira e actuação de feirante. Podemos dizer que quem actua na feira tem que aparentar o ar mais honesto possível. Estão a ver a minha preocupação em não seguir o modelo inglês para que não haja o perigo de cair em simulação importada e afinal não dar valor às virtudes portuguesas da sobriedade e postura correcta para com os outros que tem granjeado tanta admiração no mundo nas minorias cultas que nos conhecem.
Quando terminou o programa o Senhor Manuel Barroca segredou-me com a sua simpática maneira de partilhar a sua rica experiência de vida: - Olhe, afinal isto do fair play é os jogadores serem educados!
Por falar em educação referi as 14 escolas de jogadores que o Sporting abriu por todo o País. Este projecto com 1300 atletas inscritos demonstra a viabilidade do negócio e o interesse desportivo da iniciativa, agora com um modelo consolidado de escolas parceiras da Academia Sporting/Puma.
O Sporting exige aos parceiros, estabilidade financeira, administrativa e organizativa bem como a natural competência técnica.
A formação desportiva e social de jovens por todo o País por intermédio da Academia do Sporting vai continuar a permitir ainda melhor angariar talentos para os escalões competitivos.
No concelho do Cartaxo será possível encontrar alguma escola, colectividade ou associação que se queira candidatar?