Out 08

Out 01

António Gaspar fala do falecimento de Bruno Neves, da LA MSS…

Set 07

Programa “Prolongamento” de 2 de Setembro de 2008, convidado:
António Gaspar, Presidente da Assembleia Geral do Ateneu Artístico Cartaxense.

Nov 15

Ateneu Artístico CartaxenseRealizou-se ontem, 13 de Novembro de 2007, o 8º programa “Prolongamento”. Na nossa modesta opinião, o programa tem vindo em progressiva melhoria, quer em termos de temas, como em audição e tem mantido o elevado nível de discussão aberta, honesta, inteligente e civilizada por parte de todos os intervenientes.

Neste último programa tivemos a oportunidade de saudar e agradecer aos nossos convidados e participantes permanentes no painel, a honrosa colaboração que têm vindo a prestar, com regularidade, entrega séria ao programa e, sobretudo, com um grande empenho, entusiasmo e “garra” com que participam semanalmente.

Sabemos que algumas vezes as suas participações são em “prejuízo” da vida familiar ou mesmo profissional, facto que devemos salientar, pois que é demonstrativo do cumprimento da declaração voluntária que cada um prestou ao aceitarem o desafio do Ateneu para este projecto.

Todos os comentadores merecem o nosso mais vivo e respeitoso reconhecimento e agradecimento pelo empenho, honestidade intelectual e elevado nível de cultura que têm dado ao programa, de forma regular, sensata e civilizada.

Não é fácil conseguir-se um programa em que se aborde o tema futebol, sem sentir grandes emoções e paixões que normalmente se associam a enorme excitação de sentimentos que muitas vezes desembocam em divergências tumultuosas, senão mesmo agressivas.

O programa “Prolongamento”, tal como foi planeado inicialmente, conseguiu formatar um modelo com estilo de elevadíssimo entusiasmo, com vivacidade de emoções e sentido clubístico, mas sem ataques de clubismo radial, estérico ou retrógrado.

No balanço que podemos fazer neste momento, o registo é muito positivo, graças à excelente prestação dos brilhantes comentadores, da singular, serena mas atenta intervenção do moderador Luís Inácio e das valiosíssimas intervenções dos nossos excelentíssimos convidados.

Sem dúvida que toda esta equipe está de parabéns e oferece todas as garantias para prosseguir e manter o programa “Prolongamento”.

Assim como não nos cansamos de tecer elogios às figuras principais do programa, também não nos retraímos de expor, com vigor, críticas aos principais destinatários do “Prolongamento” - os sócios do Ateneu.

Este projecto, inserido num vasto conjunto de iniciativas da actual direcção e restantes corpos sociais - presidência da mesa da assembleia geral e conselho fiscal - foi concebido, planeado e produzido com um grande objectivo - incentivar os sócios do Ateneu (pelo menos os que gostam de futebol e que devem ser em grande número) a frequentar as suas instalações e reactivar o bem-estar de encontro de amigos em redor de uma conversa sobre futebol, quer nacional, quer da nossa terra, actividade tradicional do Ateneu.

Para além da qualidade dos temas e das pessoas que iriam falar, instituímos prémios para os sócios presentes em cada programa. Estes prémios têm sido cedidos pelos melhores restaurantes da cidade e do concelho e consiste na oferta de refeições para duas pessoas até ao imite de € 25,00. Todos os restaurantes por nós contactados, de imediato e com grande generosidade e espírito de colaboração, se disponibilizaram em contribuir com o melhor que sabem (e bem) fazer na gastronomia.

A parceria com a “Rádio Cartaxo” teve dois objectivos - proporcionar, através de um meio de comunicação social de grande alcance no concelho, a maior divulgação deste projecto associado ao nome Ateneu e colaborar com a Rádio Cartaxo no sentido de esta estação preencher um espaço sobre desporto, com características culturais, de informação e, sobretudo, de formação.

Para tal foram conseguidos patrocínios publicitários que tornaram possível este projecto, de empresas da cidade, às quais também não deixamos de reconhecer e agradecer o apoio prestado, sabendo nós que estas vivem tempos de grande dificuldade e de inúmeras solicitações das muitas associações existentes na cidade do Cartaxo. Mas se apoiaram o Ateneu é porque reconheceram valor ao projecto e nobre a causa original - sempre e só o interesse do Ateneu Artístico Cartaxense.

Apesar de tudo isto, verificamos que os sócios do Ateneu, aqueles que gostam de futebol e que se deslocam à sala da televisão para ver um jogo, não o façam para assistir e participar no programa “Prolongamento”.

Vários têm sido os apelos aos sócios para comparecerem na sala da televisão do Ateneu, às 3ªs feiras a partir das 22 horas, mas a afluência tem-se mostrado muito reduzida.

Lamentamos profundamente que os sócios do Ateneu não apoiem presencialmente este projecto que, em termos de programa de rádio, atingiu o objectivo.

É preciso relançar o bom hábito pelo convívio, pela formação de massa crítica, pela intervenção cívica, pela participação no associativismo, pela vida do Ateneu.

Terminamos, deixando aqui um ESTRONDOSO APELO DE VIVA VOZ AOS SÓCIOS DO ATENEU ARTÍSTICO CARTAXENSE para irem à sala da televisão, assistir e/ou participar no programa “Prolongamento”, pois a sua presença, para além de honrosa, é necessária, indispensável, fundamental para a continuação do espírito do Ateneu.

António Gaspar
Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Ateneu Artístico Cartaxense