Set 25

José Maria Nicolau

A força da natureza!

O primeiro símbolo do SL BENFICA!

Abr 24

MISTÉRIOS…

Amor de SportingNão há duvida, o mundo está cheio de mistérios… Eu sei que o amor é algo irracional…. Eu sei que o amor tem razões que a razão desconhece… Eu sei que quem não tem cão caça com gato… Mas há apenas um pequeno senão. É que depois o gato não ladra, mia!

E tudo isto a propósito da história dos quatro de Leiria. Eu sportinguista me confesso que nada me dá  mais gozo que as vitórias do meu Sporting. Eu sportinguista me confesso  que nada me dá mais gozo que ganhar aos pardalitos da vila miséria. Eu sportinguista me confesso que me dá muito gozo, as gloriosas derrotas do dito. Eu sportinguista me
confesso que não comprendo o gozo dos pardalitos pelas derrotas do rei leão, depois de terem sido convenientemente tratados e dias depois retratados pelos andrades lá de cima. Daí o mistério! Daí o meu espanto, daí a minha alegria.

Como é diferente o amor no e pelo Leão…

Saudações Leoninas

Out 25

Prolongamento na Rádio CartaxoA ideia não é original. Aproveitar o amor pelo futebol, que a todos une, juntar-lhe a paixão clubista, que ao mesmo tempo une e separa e por fim, dar vazão a essa torrente de paixões e fazê-las transbordar num espaço onde, para além da paixão, a razão possa ter lugar. Eis o Prolongamento! Eis o papel do painel de representantes dos três maiores emblemas do futebol luso! Mas não só! O mal amado trio de arbitragem, tantas e tantas vezes acusado de todos os males que padece o futebol, umas vezes por má fé outras por ignorância, tem também lugar reservado. Alguém que sabe, ensina e educa. Em cada Prolongamento há também lugar para um convidado, é o espaço para os nossos clubes dizerem o que vai na alma. Nos tempos que correm, as sedes das nossas colectividades deixaram de ser lugares de convívio e cada vez mais “vão estando às moscas”. A Direcção do Ateneu Artístico Cartaxense pretende mudar este estado de coisas! Ao propor, em boa hora, à Rádio Cartaxo a realização deste programa na sua sede tem como objectivo revitalizar esse espaço, trazendo de volta as noites de convívio, discussão franca e debate de ideias. Quanto ao papel que me é destinado, de moderador, isento e discreto, espero consegui-lo assim me ajude o engenho e a arte.

O 1º Balanço.

O Prolongamento completou ontem o seu 5º número. Os 60 minutos iniciais destinados cedo se constatou serem insuficientes passou-se para 90 e actualmente atingimos os 120 minutos tal o interesse dos temas em discussão. De alguma timidez e parcimónia iniciais o painel de comentadores soltou-se e ganhou vida. Quanto aos convidados, contámos com a presença dos Presidentes dos três clubes do Concelho que disputam as provas dos campeonatos federados. Rui Manhoso Presidente da Associação de futebol de Santarém foi uma das figuras que nos honrou com sua presença e muito contribuiu para o esclarecimento de muitas questões que assolam o nosso futebol. O Professor João Paulo treinador da equipa sénior do Sport Lisboa e Cartaxo foi o nosso último convidado e durante 60 minutos numa conversa franca com os membros do painel e demais assistentes deixou bem claro que o Sport Lisboa e Cartaxo “está bem servido”. Pese a “a espada de Damocles” que sempre paira sobre a cabeça de todos os treinadores de futebol. Uma ultima palavra para o especialista de arbitragem, Augusto Lourenço que com sacrifício da sua vida pessoal, tem marcado presença, não se furtando aos temas, aliando sempre uma vertente didáctica e de formação nas suas intervenções.

Uma palavra para a participação crescente do auditório. Para os presentes na Sala de Convívio do Ateneu, para aqueles que participam no programa através do e-mail “prolongamentoctx@mail.com” ou por via telefónica (243700700), a todos o “muito obrigado” por nos ajudarem a fazer deste um programa de referência!
Finalmente, uma referência também para o portal X-centrico (www.x-centrico.com) que nos permite ter este site onde o programa se completa e está sempre ao dispor de todos quantos queiram intervir. É que dos vossos comentários neste site certamente iremos retirar muitas ideias para o programa da terça-feira! Obrigado a todos!