Jan 30

Bruno FuzeiroParte 1:

1ª ronda pelos comentadores / Sporting ganha na Taça da Liga / Porto perde em Alvalade / Benfica ganha em Guimarães / Erros de arbitragem…

Parte 2:

Entrevista a Bruno Fuzeiro, Coordenador do Futsal da Associação de Futebol de Santarém.

Projecção da próxima jornada e notas finais.

Notas finais.


Jan 26

Sporting

Desejo que cada vez maior número de pessoas apareça no Ateneu para dialogar e participar no Programa Prolongamento, porque em Democracia as pessoas devem dialogar presencialmente e neste momento há várias tarefas a cumprir, que exigem a presença de todos, para que não fiquem no esquecimento, como é o caso das seguintes:

- Possibilidade de promover a formação de jovens fazendo um protocolo com a Academia do Sporting que é a maior e melhor organização nacional.

- Reunir todas as Associações desportivas e culturais no Ateneu de forma a iniciar uma Federação no Cartaxo com todas as potencialidades que tal iniciativa pode representar.

- Promover a transmissão de um programa de televisão do programa Prolongamento, em que em directo se fará o lançamento de uma Escola de Arbitragem e de Jornalismo Desportivo em que também funcionará um Observatório Nacional das Boas Práticas Desportivas. Neste Observatório registam-se as boas práticas a promover e analisam-se os erros a evitar repetir. Consolidar, assim, o caminho de apresentar o futebol como escola de virtudes e de bons caracteres, abandonando a forma angustiada e maldizente de falar do Desporto e da Cultura até a esta maneira, iniciada em Portugal, de falar do Desporto, como já foi referido na TSF.

- Lançamento da Comissão que vai arrancar com o Centro de Excelência do Ciclismo no Cartaxo, aproveitando o grande passado do Cartaxo no ciclismo e a circunstância do Clube José Maria Nicolau estar a crescer 100% ao ano, ou seja 50 vezes mais do que o País.  Quero terminar esta minha participação, solicitando que seja divulgada a minha convicção, que o Sporting irá ser Campeão Nacional de Futebol. Por uma questão de Sportinguismo quero manifestar esta opinião antes do jogo com o Porto, porque depois muitos Sportinguistas pensarão como eu e um dia até talvez Marco Chagas e quem sabe Paulo Bento.

 

Com saudações de SPORTINGUISMO.

Luis Bastos de Sousa.

Jan 26

Guimar~es 1 - 3 BENFICAFalando a sério sobre o jogo do BENFICA em Guimarães devo dizer que se tratou de um jogo muito agradável de seguir onde podemos ver uma ÁGUIA quase renascida que entrou determinada para este embate decisivo. Obviamente que se o BENFICA perdesse, as contas do campeonato iriam agravar-se muito! O Guimarães espreitava o 2º lugar e podia ser um rude golpe nas aspirações do BENFICA.
Como disse o BENFICA entrou muito bem e marcou cedo o que é estranho mas muito agradável. A partir daí e durante a primeira parte o BENFICA ofereceu as despesas do jogo ao Guimarães que felizmente não concretizou algumas oportunidade que teve. Mas é bom reconhecer que o BENFICA jogou compacto e segurou o ímpeto atacante do adversário – ainda teve tempo para marcar o 2º golo. Um golo que alguns consideram de sorte e eu prefiro dizer que se tratou de contra ataque. Explicação simples que nada tem a ver com “estar a ganhar sem saber ler nem escrever como dizia um sportinguista parcial e que me cheirou a uma certa azia por ver o 2º lugar cada vez mais distante, ainda por cima a menos de 24H de defrontar o líder destacado do campeonato o que pode agravar muito mais as coisas lá para os lados do “cestinho do gatinho”… Puro anti-benfiquismo, “verdite aguda”!
Na segunda parte o Guimarães entrou muito melhor, o BENFICA perdeu muito da sua consistência defensiva com o recuo de KATSOURANIS e a saída de DAVID LUIZ . Entrou NUNO ASSIS que não sabe defender claramente. Tudo conjugado é praticamente normal que o Guimarães tenha marcado e chegado com perigo outras vezes à baliza de QUIM que fez uma intervenção de luxo a determinada altura. A saída de RUI COSTA e a entrada de NUNO GOMES corrigiu um pouco pois este sabe vir dar uma ajuda cá atrás. Ainda houve tempo para aproveitar uma oferta do guarda-redes adversário para CARDOZO fazer o bis e deixar no resultado final um cheirinho a exagero? Talvez…
Uma palavra para alguns jogadores que quero destacar pela positiva: CARDOZO que ganhou muitas bolas e segurou a defesa do Guimarães, DI MARIA que esteve bem no lado esquerdo até meados da 2ª parte em que “rebentou” fisicamente e NELSON que arranjou um penteado novo que não o impediu de fazer bem o lugar de LÉO! 
Mas a verdade é que o BENFICA lá soube defender-se das investidas do Guimarães e por isso a vitória assenta muito bem.  
Foi um bom jogo de futebol, com intensidade e emoção e como já disse trouxe ao BENFICA uma nova alma. Uma garra que apesar de pequena pode ser que dê frutos para o que resta do campeonato. E se não chegarmos ao 1º lugar o que é dificílimo, pelo menos que a partir daqui estejamos sossegadinhos e sem grandes sobressaltos no acesso directo à Liga dos Campeões.
Hoje estamos a 8 pontos do Porto e amanhã não sei se os mantemos. Por mim, com sinceridade, vou torcer pelo Sporting. Obviamente me interessa que o Porto perca pontos. Mas seja como for, se o Porto não perder, consola-nos o facto de deixar o rival uns pontinhos mais atrás… Aqui concordo com o CAMACHO que diz que o nosso objectivo está cumprido…
CAMACHO a quem devo o elogio de ter estado muitas vezes de pé a dirigir a equipa. Já não o via assim há algum tempo! Vejam bem que até lhe valeu uma repreensão do árbitro.
Árbitro que esteve mal ao apitar demais e mostrar alguns cartões amarelos que não se justificariam… Uma atitude que o Coroado criticou e que qualificou de defensiva. Devia estar com medo de não conseguir “segurar” o jogo… Mal esteve também o auxiliar que inventou dois foras de jogo para o BENFICA na 1ª parte e um para o Guimarães na 2ª – se não me falham as contas.
Por fim, uma nota negativa para alguns apoiantes “claqueiros” do Guimarães, que não deixaram de arrancar e arremessar cadeiras (do seu próprio estádio) para cima de outros que estavam vestidos com as cores do BENFICA – já se esperava… Assim como se esperava que o BENFICA conseguisse fazer deste jogo a maior enchente da época em Guimarães.

VIVA O BENFICA!

PS: Não faltou a sentida homenagem ao FEHER a qual me associo…

Jan 23

Parte 1:

1ª ronda pelos comentadores / Grandes seguem em frente na Taça de Portugal com mais ou menos dificuldades / Sporting vai receber o dinheiro dos terrenos / Quaresma foi assobiado / José Nicolau começa a falar.

Parte 2:

Entrevista a José Nicolau, Presidente do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau.

Projecção da próxima jornada Sporting-Porto e Guimarães-Benfica.

Notas finais.


Jan 21

Estadio da LuzOuvi hoje Humberto Coelho por em dúvida a vontade do técnico Camacho em vencer os jogos! Para o citar, o antigo capitão do BENFICA e ex-selecionador nacional questiona se ele quer mesmo treinar o BENFICA… Se ele (Camacho) tem alguma coisa a ver com aquilo…

Pego nesta intervenção de Humberto Coelho feita aos microfones da Rádio Renascença para tecer algumas considerações sobre o meu GLORIOSO.

Em primeiro lugar, constato que o BENFICA perdeu mais uma vez o campeonato nacional! Desculpem mas nunca me habituei muito bem àquela coisa de “Liga BWIN”… Mesmo que o Porto perca 20 pontos até final da época, acredito que o BENFICA perderia muitos mais. Recordo-me do presidente Luis Filipe Vieira dizer, como faz todos os anos: “este ano é que é, temos a melhor equipa dos últimos 20 anos, etc…” Nem comento mais, aproveito tão somente para o comparar aos políticos que ultimamente até usam os directos dos noticiários da hora de almoço ao domingo, para dizerem, no início de cada ano, com toda a pompa e circunstância que desta vez é que a crise já se foi…

Depois, como adepto e sócio, pergunto-me o porquê desta situação e aqui é que não sei qual será a causa maior, mas umas destas ou até todas não deixarão de constar da lista:
- o treinador foi “pescado” de repente após o empate fora com o Leixões e curiosamente não foi jogado à àgua quando empatou em casa com a mesma equipa, e não foi responsável pelas contratações;
- os jogadores do BENFICA andam cansados fisicamente, não correm e perderam o ânimo depois de sairem da Liga dos Campeões, parece que o mundo desabou e psicologicamente estão afectados e não reagem;
- o treinador parece não acreditar e não se levanta nos jogos para um reparo que seja, já se sabe que o treino já foi mas ficava-lhe bem espicaçar a equipa durante o jogo em vez de deitar abaixo os mesmos no fim do jogo;
- há questão do balneário que nem sequer o Rui Costa, esse grande senhor que ainda vai dando grandes alegrias aos benfiquistas, consegue serenar. O que se passa com a equipa que até em campo se destrói a si própria perante tudo e todos?
- não esqueço o facto de faltar ao BENFICA um verdadeiro director para o futebol, um sujeito que perceba de futebol e construa com o treinador uma equipa de lutadores ferozes na missão de conquistar títulos e vencer jogos! Luis Filipe Vieira não sabe desempenhar esse papel, fala demais e nem sequer, como presidente, lhe cabe esse lugar!

Por fim, se juntarmos o facto da comunicação social não deixar o clube em paz uma vez que qualquer noticia no BENFICA é uma tragédia com tendências a tornar-se numa novela, o que é habitual pois sabemos que é o BENFICA que cria audiências e vende jornais, então se calhar temos um pouco daquilo que me parecem ser alguns dos factores que impedem este grande clube (o maior do mundo) de lutar pelo título de campeão nacional para não falar de outros lugares que lhe ficariam tão bem (estou-me a recordar de fazer companhia ao Porto que cada vez mais se afigura como exemplo a seguir!

Resta-nos a Taça de Portugal e a Taça UEFA. É bom que o BENFICA consiga dar a volta por cima e dar algumas alegrias aos sócios e adeptos. Não é admissível um clube ter tanto apoio e estar no GUINESS e depois não traduzir isso em conquistas de hoje e de amanhã! Chega de viver do passado…
 

Jan 16

Parte 1:

1ª ronda pelos comentadores / Benfica e Sporting empatam/ Porto soma e segue/ Paulo Bento atira a toalha ao chão!

Entrevista ao Prof. Pedro Nazaré Barbosa, Responsável do Atletismo do AAC, antigo treinador de Rui Silva.

Parte 2: 

Discussão sobre a arbitragem, nomeadamente os erros clamorosos do Benfica - Leixões, do falso golo do Guimarães do tirou o 3º lugar ao Sporting  / Analise sobre as actuações dos dirigentes, nomeadamente LFV  /  Reforços e prestações dos jogadores / Taça de Portugal à porta /notas finais.

Debate
 

Jan 11

Parte 1:

Susana FeitorApresentação da Prova de Corta Mato do Ateneu Artístico Cartaxense, do próximo domingo / Primeira intervenção do painel residente /Conversa com Susana Feitor, uma atleta de excelência 

Parte 2: 

O desentendimento de Luisão com Katsouranis e a reacção do Benfica / A saída do Carlos Freitas e a crise do Sporting / O percurso de vitória do Porto.
 

Jan 11

Devo dizer que o último PROLONGAMENTO foi um dos mais agradáveis programas que já tivemos, senão o mais agradável. Que me perdoem os ilustres convidados que já passaram pelo programa mas desta vez, com SUSANA FEITOR, fiquei deslumbrado.

Já todos conhecemos a SUSANA FEITOR quanto mais não seja da televisão ou dos jornais. Temos uma ideia da pessoa, quer se queira ou não, que, no meu caso, era de simples admiração por uma atleta de Portugal. Mas ouvi-la ao vivo foi uma perfeita lufada de ar fresco!
Fiquei deslumbrado com a humildade de uma grande mulher! De origens humildes, descreveu o seu crescimento como atleta baseado na vocação que assumiu desde cedo, na coragem de arriscar, na raiva de superar os momentos menos bons em nome da nobreza do corpo e do espírito.
SUSANA FEITOR é um exemplo para todos os que lutam por um lugar ao sol, a história dos seus 33 anos é uma lição que devia ser obrigatório estudar. Convido a todos a ouvirem aqui o programa desta semana. De certeza que ficarão tão deslumbrados como eu.

Não termino sem reiterar os meus mais sinceros votos de ver SUSANA FEITOR no pódio do outro lado do mundo daqui a uns tempos. Que lindo vai ver os chineses (e não só) de olhos em bico a ouvir o Hino Nacional!

Força SUSANA!!!

A seguir, algumas fotos do programa com a convidada!

 Susana Feitor

Susana e Jose Augusto Jesus

 Pedro Pato e Luis Bastos Sousa

Antonio Gaspar e Luis Inacio

Manuel Barroca - espectador assiduo

Ze Augusto e Susana Feitor

A equipa do Prolongamento