Fev 27

Parte 1:

Ronda pelos comentadores | Benfica | Porto | Sporting | Competições Europeias | Outras picardias…

Parte 2:

Entrevista a RUI MANHOSO, Presidente da AFS, que veio falar sobre o Congresso do Futebol que decorreu em Santarém.

 

Fev 22

NUREMBERGA 2 – BENFICA 2

Nuremberga 2 BENFICA 2Em primeiro lugar deixem-me que felicite os adeptos do Nuremberga pois souberam encher um dos estádios do Mundial 2006 para receber um adversário de nomeada que é o GLORIOSO. O excelente ambiente que a partida teve foi digno de uma noite europeia.
Sem dúvida nenhuma que o BENFICA entrou bem e pertenceu-lhe o primeiro remate por Rui Costa ai 1º minuto que poderia ter aberto a contagem. Três minutos depois Leo inventa, faz um túnel ao adversário e Maxi falha escandalosamente o golo! Luisão mais uma vez fez uma boa exibição e mostrou-se muito bem diante das duas torres do Nuremberga. Depois de algum tempo em baixo de forma parece que voltou às exibições que fizeram dele muito apetecível para clubes como o Real Madrid. Apesar do BENFICA começar a cair de produção atacante oferecendo o jogo ao adversário (o que sinceramente me custa a aceitar) Katsouranis que fez um bom jogo falha o golo aos 42 minutos. Karisteias devia levar amarelo pelo teatro aos 44 minutos mas parece que os amarelos estavam só reservados para a equipa portuguesa! A fechar a primeira parte Quim mostra porque é o melhor guarda-redes português, fazendo uma excelente defesa! Neste período já se adivinhava que ou Camacho mexia ou isto ia descambar!
Na 2ª parte o Benfica preocupou-se em jogar certinho e não arrisca, ainda pensava que o ataque dos alemães era inócuo. Pura ilusão! Luis Filipe esteve muito mal e fez bem pedir desculpa (não sei se deva aceitar as suas desculpas), foi o mais “atacado” e leva amarelo aos 56 minutos. Um pouco mais de concentração evitaria isto certo?
Finalmente, o que já se estava à espera: o carrasco do Euro2004 marca aos 58 minutos. O BENFICA cai a pique e Pinola manda ao poste aos 64 minutos. O que é isto? - perguntava eu! Mas ainda mal tinha acabado a minha interrogação, TODA a defesa do Benfica oferece a eliminatória aos 65 minutos encaixando um golo que nem os iniciados do “Cascalheira de Baixo” consentiriam! Rui Costa não se vê! Onde anda o maestro?
Camacho finalmente mexe a meia hora do fim e a coisa começa a mudar de figura! Cardozo falha incrivelmente aos 73 minutos. A acomodação do BENFICA deu lugar a último sopro de raiva! O BENFICA esboça assumir o ataque mas perto do final cresce e engrandece! Cardozo dá a volta e Di Maria confirma depois da hora. Que grande reviravolta! Como disse o amigo Rola, Nossa Senhora foi do BENFICA!
Agora a sério, caros amigos, notem bem que foram dois suplentes que deram a volta ao jogo e permitiram que o BENFICA continuasse na EUROPA! Isto deveria dizer alguma coisa ao Camacho. Será que são jogadores de banco estes Senhor Camacho? Ainda por cima um que foi a contratação mais cara de sempre do GLORIOSO? Penso que o treinador do BENFICA deve encaixar muito bem estas criticas e pensar que se pretende continuar para o ano no BENFICA, tem que começar a preparar a época já, isto é, mostrar à “afición” que merece o lugar. E não é insistindo em Makukula sozinho! Ele não tem experiência nem treino para ficar sozinho no ataque! Quanto muito ao lado de Cardozo!

Para terminar diga-se que o Benfica foi muito feliz! E perante aqueles 40 e tal mil adeptos alemães, completamente arrasados, eu acho que não ficava mal aquele pedido de desculpas que os jogadores de ténis de mesa usam muito quando a bola bate milagrosamente na esquininha da mesa validando o ponto! Acho que me fiz entender!

VIVA O BENFICA!

Fev 20

Parte 1:

Ronda pelos comentadores | Benfica | Porto | Sporting.

Parte 2:

Entrevista a JOÃO BARROCA, ex-jogador, treinador e actual Director Técnico do Sport Lisboa e Cartaxo.

 

Parte 3: 

Entrevista a DIOGO GANCHINHO Diogo Ganchinho, jovem certeza portuguesa nos Trampolins e que vai estar em Pequim 2008!

Parte 4: 

Os comentadores voltam à carga…

Fev 16

Eis algumas das frases do Carlos Manuel, quando esteve na passada terça-feira no PROLONGAMENTO. Espero poder contar com os vossos comentários a esta noticia AQUI. Obviamente, devem ouvir as suas declarações na íntegra AQUI.

Prolongamento com Carlos Manuel

 Clicando na imagem poderão ter acesso às restantes fotos deste programa! 

“Comecei a jogar futebol com 2 anos…”
“Uma das melhores escolas de futebol é o futebol de rua…”
“Hoje o povo não está perto do jogador de futebol…”
“Hoje o futebol é negócio, é dinheiro, quem paga isto é as televisões…”
“Eu comecei com 14 anos nos juvenis da CUF, trabalhava nas oficinas da CP, com treze anos comecei a trabalhar numa tipografia em Lisboa…”
“Desde serralheiro, torneiro, marreteiro, sei lá…”
“Eu nunca tive sonho em ser jogador de futebol…”
“Há uma frase do meu pai que eu nunca mais esqueci: Se eu tenho que assinar este papel, tu tens de cumprir!”
“A minha grande virtude é o prazer que me dava jogar futebol…”
“A evolução do nosso Ronaldo é extremamente positiva porque tem gente com ele dentro do próprio clube que o vai rentabilizando e nós não temos isso no nosso país…”
“A FPF recebeu em 1986 recebeu 187 mil contos por estar presente no Mundial, a nossa diária era de 4 contos lá e em Portugal 2 contos, e eu cada vez que levantava o telefone no México pagava 9 contos…”
“O jogador tem direito a receber…”
“Chegamos a estar 11 jogadores do lado de lá do rio e só o Bento é que era do Barreiro…”
“O Benfica ia buscar muita gente ao Barreiro…”
“Vínhamos todos na carrinha do Bento, que cheirava a peixe porque ele às 4 da manhã ia buscar peixe para a pedra do pai…”
“O Benfica naquela altura foi uma escola da vida para mim…”
“A CUF na altura, em termos de condições, era dos melhores clubes deste país, tinha 2 campos relvados e tínhamos 60 bolas para treinar, isto nos juvenis…”
“Assinei o meu contrato com o Benfica no aeroporto…”
“O meu clube do miúdo era o Sporting…”
“ Eu disse que ia para o Benfica mas continuava a trabalhar nas oficinas da CP, o que era impossível claro…”
“ Mas depois chego ao Benfica que se tornou na minha juventude na minha primeira casa…”
“No Benfica, eu aprendi a ter voz, a ser solidário, aprendi que há amizades que devemos mantê-las…”
“Para mim o Benfica é Benfica…”
“Os 20 minutos à Benfica parecia que era teórico mas não, era uma realidade!”
“Havia mais qualidade em quantidade!”
“Hoje há mais união na selecção porque os jogadores vêm do Inter, do Manchester, etc… na altura vinham do Benfica, do Sporting e do Porto e as pessoas não esqueciam a clubite…”
“Nós neste país não podemos ver ninguém com sucesso…”
“Eu já chorei de alegria com golos que o Ronaldo marcou…”
“Em 13 de Outubro de 1985, um golo na Alemanha que nos deu acesso ao Mundial, em 13 de Outubro de 86 eu já era outra pessoa, e eu achei que devia sair…”
“Eu na Suíça era um rei, ali achei o que era ter sucesso…”
“O Benfica era “sui generis, quando saía no autocarro o porteiro dizia: quantos vamos ganhar? No Sporting o porteiro perguntava: temos que ganhar! “
“Em termos de clube, de grandeza, o Benfica é o expoente máximo do nosso futebol!” 
“Mesmo em termos de Selecção, quando íamos ao estrangeiro, as bandeiras que mais víamos eram do Benfica…”
“O Sporting foi sempre um clube muito mais instável…”
“Ganhei um Stromp no Sporting, foi um orgulho enorme!”
“Na altura com 39 anos quem é que diz não Sporting?”
“Tudo o que estava estipulado com o Sporting nada foi cumprido…”
“Passado uma semana de eu estar no Sporting eu disse para os meus dois adjuntos arrumem as malas que eu vou embora….”
“Em Alvalade era música, ar condicionado…”
“Eu tinha 32 jogadores no Sporting, e alguns eu escrevi para a administração, atenção que se está a passar isto e isto… e a administração dizia: você tem que os rentabilizar…”
“Mister, hoje só vou treinar com o pé esquerdo… A resposta da administração: você vai que o rentabilizar… “
“O que o Paulo Bento diz dos bufos, eu vou lhe dizer, eu cheguei ao Sporting e passado dois dias eu disse: este cadeado tem de ser mudado. Mudamos o cadeado e no outro dia a seguir estava rebentado… Há vícios que não se perdem…”
“Não há treinador que aguente… o Paulo Bento é uma pessoa humana… todos os dias há 10 problemas!”
“Passado duas semanas de eu estar no Sporting eu andava a treinar por andar… não havia prazer…”
“A mística é o Benfica!”
“Não é normal acontecer o que está a acontecer ao Benfica…”
“O Benfica é o maior clube deste país…”
“O Luis Filipe Vieira está a fazer um excelente trabalho na parte económica!”
“Há interesse em falar no Apito Dourado…”

Fev 15

Carlos ManuelParte 1:

Dr. António Gaspar comenta a decisão de afastar os juízes do futebol. 

Ronda pelos comentadores | Benfica | Porto | Sporting.

Parte 2:

Entrevista a com CARLOS MANUEL, um dos melhores médios ofensivos portugueses da década de 80, tanto pelo SL Benfica como pela selecção actual treinador do Atlético.

 

Parte 3: 

Continuação da entrevista!

Fev 11

Rui CostaAcabei de ver o GLORIOSO BENFICA a limpar o Paços de Ferreira da Taça!
Uma segunda parte bem conseguida depois de um primeiro tempo manchado pelo golo madrugador do Paços que enervou a equipa vermelha.
O jogo ditou a estreia de Makukula que, quanto a mim, não devia ser desta forma, sozinho!  Como é possível um treinador por como única arma de ataque, para onde se bombearam todas bolas, este jogador que não conhece a equipa! Não é nenhum salvador da pátria nem o pode ser desta forma! Ainda bem que o Paços marcou o que serviu para Camacho corrigir metendo em campo o Cardozo! Obviamente que o jogo passou a ser outro!
O BENFICA deu a volta ao jogo com dois penálties e se o segundo não oferece nenhuma dúvida, vou ver se vejo amanhã as imagens para ver se o primeiro é bem assinalado. Vou ficar com essa dúvida em nome da minha imparcialidade!
Mas os 4-1 finais não deixam dúvidas! O BENFICA foi um justo vencedor com uma boa 2ª parte e um GRANDE JOGO DO MAESTRO RUI COSTA que para variar, marcou e deu a marcar! Um espectáculo este homem! E depois ainda teimam comigo que é velho etc… Por mim, se ele quizesse tinha lugar na Selecção! Mas não está lá e até acho bem! Saiu em grande e vai ser recordado como GRANDE que foi, ainda é, e sempre será!

VIVA O BENFICA!!!