Abr 29

Parte 1:

Manchester na Liga dos Campeões, Ronaldo vai à Final | Belenenses perde seis pontos | Boavista pode acabar | Jardel reapareceu para pedir um grande clube…

Parte 2:

Análise à jornada e Notas finais.

 

Abr 24

MISTÉRIOS…

Amor de SportingNão há duvida, o mundo está cheio de mistérios… Eu sei que o amor é algo irracional…. Eu sei que o amor tem razões que a razão desconhece… Eu sei que quem não tem cão caça com gato… Mas há apenas um pequeno senão. É que depois o gato não ladra, mia!

E tudo isto a propósito da história dos quatro de Leiria. Eu sportinguista me confesso que nada me dá  mais gozo que as vitórias do meu Sporting. Eu sportinguista me confesso  que nada me dá mais gozo que ganhar aos pardalitos da vila miséria. Eu sportinguista me confesso que me dá muito gozo, as gloriosas derrotas do dito. Eu sportinguista me
confesso que não comprendo o gozo dos pardalitos pelas derrotas do rei leão, depois de terem sido convenientemente tratados e dias depois retratados pelos andrades lá de cima. Daí o mistério! Daí o meu espanto, daí a minha alegria.

Como é diferente o amor no e pelo Leão…

Saudações Leoninas

Abr 23

César TavaresParte 1:

Ronda pelos comentadores…

Entrevista aos convidados César Tavares e Paulo Gaspar, treinador e presidente do Grupo de Futsal Achete, vencedor da Taça do Ribatejo. Parte 2:

Ronda pelos comentadores. Benfica perde com Académica, Sporting e Porto! Porto soma e Sporting perde com Leiria por 4-1!!! Etc…

Notas finais.

 

Cesar e Paulo

treinador e presidente 

Joaquim Palmela

Painel

Abr 21

Falando de coisas sérias, o BENFICA GLORIOSO deslocou-se ao Estádio do Dragão e, mais uma vez protagonizou um jogo de grande espectáculo. Esta é a realidade! Foi de facto um grande jogo! Apesar do BENFICA ter perdido por 2-0 (dois golos de Lisandro – quem mais?), a verdade é que deu uma excelente réplica contra uma equipa descontraída, tricampeã, que jogou com toda a artilharia para conseguir a “cereja em cima do bolo”, se é que me entendem!

O BENFICA até nem entrou mal mas Lisandro lá descobriu uma forma de chegar ao golo e a partir daí e durante toda a primeira parte o BENFICA poderia ter empatado. Dominou o jogo e poderia ter dado uma alegria aos adeptos sofredores! Na segunda parte, parece que o discurso “milagroso” desta vez foi de Jesualdo que conseguiu meter a equipa a todo o gás tentando garantir a vitória que até aí estava “escorregadia”… O Porto dominou a segunda parte e sobretudo QUIM e alguma sorte evitaram um resultado mais dilatado.

Um reparo para CHALANA que vai cometendo algumas “falhas” na minha modesta opinião. Penso que se NUNO ASSIS estava bem, deveria ter substituído DI MARIA mais cedo! O BENFICA foi abaixo na segunda parte não só por mérito do Porto, mas também porque se perdeu o meio campo! O BENFICA perdeu demasiadas bolas a meio do campo! Ofereceu muito “jogo” ao Porto que como todos sabemos não se faz de “rogado”…

É incontornável: RUI COSTA despede-se de mais um “dérbi” com o resultado que não merece pessoalmente! Desejo-lhe, ele que já ganhou tantos em campo, que num futuro muito próximo ganhe muitos “dérbis” ao comando dos que estiverem em campo.

Resta dizer que faltam três jornadas para o fim da época e o BENFICA está em 4º lugar a 24 pontos (!!!) do líder Porto, a 4 pontos do 2º lugar que dá acesso à Liga dos Campeões e que é ocupado pelo Guimarães, e a 1 do Sporting que ocupa a 3ª posição! O BENFICA recebe o Belenenses na próxima jornada e esperemos que se vingue da derrota do Restelo! Se isso acontecer e se o Porto continuar na senda das vitórias (joga com o Guimarães), pode ser que a coisa melhore… O Sporting tem um jogo complicado (ainda mais com a desgraça de hoje…) com o Marítimo, mas não sei se será para perder! Paços de Ferreira fora é capaz de ser pior, bem como o tradicional Boavista (se não fizer greve…). É claro que o BENFICA ainda recebe o Setúbal… mas penso que poderá ser o tudo por tudo aí e, se não for pedir muito, também gostava que o CHALANA pudesse fazer milagres ao intervalo e, já agora, um pouco mais de sorte…

Para terminar não posso deixar de escrever “duas palavrinhas” sobre a 2ª vitória do Leiria, está época, em casa! Por um lado, como é possível que uma equipa destas vá descer de divisão? Uma excelente vitória, muito merecida perante um Sporting que parece que só joga bem com os “grandes”. Perdoem-me lá, mas é que já ouvi tanta coisa esta semana, que me apetece dizer que as equipas “pequenas” só jogam bem com as grandes! Sempre foi assim!*

—-
* - Já ouvi tanto esta semana, já recebi tantos sms, mms, e-mails, etc, dos meus amigos sportinguistas que não posso deixar de lhes responder convenientemente! Viva o Leiria!

Abr 16

<Sporting-BENFICAO Sporting – BENFICA de hoje fez jus à tradição que teima em brindar-nos com grandes espectáculos de futebol sempre que estas duas equipas se encontram. Isto apesar do lugar que ocupam no campeonato! Desde os 7-1, aos 6-3, passando pelos 4 e 5 a 0, mais uma vez assistimos a um festival de golos!

Os 5-3 de hoje, favoráveis ao Sporting, resultaram em minha opinião de um falhanço rotundo do Chalana! E passo a explicar. O BENFICA entrou em campo de igual para igual com o Sporting, todavia, ao longo dos primeiros minutos o BENFICA foi tomando conta do jogo e adivinhava-se alguma facilidade para concretizar. Isso aconteceu fruto, sobretudo, da excelente mobilidade do DI MARIA que desconcertou a defesa toda do Sporting! Foi na minha opinião o melhor elemento do BENFICA. Por falar em mobilidade foi muito interessante ver como o BENFICA teve o RUI COSTA e o NUNO GOMES em grande plano sendo que foi de extrema justiça poderem ter festejado os golos que marcaram.

O resultado de 2-0 favorável ao BENFICA desmoronou-se completamente a partir do momento em que o Chalana deixou de segurar a defesa do Sporting. Se o DI MARIA estava lesionado e cansado como ele disse no fim do jogo, então, no mínimo fazia entra logo o CARDOZO. Não o fez e o BENFICA pagou muito caro vindo a sofrer 5 golos na 2ª parte. Foi notório que o BENFICA foi recuando, recuando fazendo esperar que o Sporting marcasse o que veio a acontecer depois do aviso do João Moutinho!

Depois do empate (talvez até do 1º golo) o Sporting acreditou que era possível dar a volta e a forma atabalhoada como esteve na 1ª parte mudou para uma boa exibição. O BENFICA ainda fez o empate nos 3 golos, mas ninguém poderia prever que um ressalto no Luisão desse a vitória aos “lagartos”. Penso que isso acabou com o jogo, muito mais até do que o 5º golo, marcado de primeira com a sorte que o NUNO GOMES não teve na 1ª parte em lance semelhante.

Moral da história: o BENFICA (apesar de muita gente dizer que os dois mereciam passar e tal…) não salvou a época com a Taça de Portugal e vai jogar domingo com o Porto na derradeira oportunidade de dar alguma (muito pouca!) alegria aos seus associados e simpatizantes. Tenho muitas dúvidas que isso posso acontecer –digo-o desde já – pois depois do cataclismo da Académica e deste resultado de hoje, não sei se estes jogadores ainda arranjam motivação para alguma coisa! Estou convencido que mesmo o GRANDE RUI “REI” COSTA já estará desejoso de ver este martírio chegar ao fim!

E por falar em RUI COSTA, apesar de marcar o primeiro golo com uma “rabeta” ao guarda-redes do Sporting, merecia ter festejado uma vitória na despedida dos “derbys” com os “lagartos”…

Abr 16

Sporting sai da UEFA contra o Glasgow; Joe Berardo quer falar com Luis Filipe Vieira; Benfica destroçado pela Académica; Porto vence o Setúbal e está na final da Taça de Portugal; Sporting venceu Leixões; Porto vence o Setubal para a Liga; Benfiquistas não estão distraídos.

Notas finais.

 

Abr 11

balde de água friaEsta é uma expressão que resume na perfeição aquilo que este BENFIQUISTA assumido se lhe oferece dizer depois da estrondosa derrota em CASA (!!!) por 3 a 0 frente à Académcia.

Penso que poderíamos definir o jogo com a fifia do LUISÃO mas seria atirar água para o capote pois não é um golo aos 4 minutos que deve fazer caír uma equipa! Penso que as explicações devem ser encontradas por outro lado!

O BENFICA devia ter tido outra atitude na abordagem ao jogo, nomeadamente na maneira como deveriam ter passado as bolas com masi rapidez e perigo. Pelo contrário, parece-me que o BENFICA nunca sobe “explodir” de raiva para virar o resultado! É certo que o gaurda-redes da Académica foi decisivo e teve um trabalhão para tirar bolas de golo! Mas isso não pode justificar tudo e não pode ser só do azar que o BENFICA se deve queixar. Para além do azar houve muito passes falhados e jogadores sem inspiração. Também é verdade, como honestamente CHALANA referiu no fim do jogo que há noites assim! Ninguém está livre de as ter! Mas não esperava que fosse nesta altura, confesso!

Ainda por cima o BENFICA vinha de um jogo com o Boavista que na minha opinião foi o jogo mais espectacular que a EQUIPA fez esta época! Nada faria esperar que poucos dias depois, na jornada seguinte, O BENFICA fizesse a pior exibição da época e permitisse que a Académica conquistasse a segunda vitória no campeonato fora de casa, uma vitória que na LUZ já lhe escapava há mais de 50 anos!

Depois disto penso que o 2º lugar está comprometido de forma muito séria e não atingir esse objectivo deve fazer pensar e muito os dirigentes do BENFICA!

Porque sou homem de justiça, não esqueço que o árbitro deste jogo teve uma actuação regular e em nada prejudicou um ou outro clube! Não existiram erros, na minha opinião, que prejudicassem uma outra equipa. Neste capítulo estamos conversados e escusam os “paladinos “verdes” da verdade vir referi-lo. É um facto e, se quando nos prejudicam manifestamos esse desagrado, quando o não fazem, também sabemos reconhecê-lo!

Parabéns à Académica que fez de um jogo complicado, uma vitória consentidamente fácil! Não precisaram de muito para fazer três golos! Até podiam ter feito mais…

Neste momento há que levantar a cabeça e vingar esta derrota na próxima quarta-feira em Alvalade! Esperemos que assim aconteça e que, já agora, não haja protagonismos além daqueles que esperamos ver nos jogadores.

Abr 10

Parte 1:

Ronda pelos comentadores…

Parte 2:

Conversa com António Pego, Chefe do Departamento de Futebol e Luis Taborda, Técnico da equipa sénior, ambos do Grupo Desportivo de Pontével.

Notas finais.

 

Abr 07

arbitros macacos...Depois de na semana passada o Lucílio Batista , sem ver, ter optado por marcar um penálti que permitiu o espectáculo que se viu ontem no Dragão, hoje foi a vez de ver claramente os penáltis e não os marcar, prejudicando assim o BENFICA!!! Erros clamorosos sobre erros clamorosos disfarçados aqui e ali com sanções disciplinares ainda que ajustadas!
Aqui há dias defendi que o Chalana não devia dizer que “nos andavam a puxar para baixo”. Enganei-me rotundamente pois hoje assistiu-se a uma vergonha lastimável que só lhe dá razão! Ainda por cima é de perder a cabeça. Até o Maestro, um homem ponderado e respeitado por todos os desportistas em geral quase que perde a cabeça! Vejam bem! Ainda querem melhor escola que esta para que este homem se torne num verdadeiro Veiga?
Anda muita gente a rir-se neste momento por ver o Sporting a 2 pontos do BENFICA! Muitas vezes critica-se as arbitragens que prejudicam este ou aquele… Será que agora os adeptos do Sporting também se riem? Será que acham que estar a 2 pontos do BENFICA assim é verdade desportiva? Não acredito!
Para a semana há mais e vamos ver quantas vezes este Lucílio Batista vai estar nos jogos decisivos! Quanto ao BENFICA, depois de hoje, impõe-se uma exposição à Liga! Se o Vitor Pereira não tomar medidas sancionatórias contra o árbitro então ao menos faz favor de não voltar a por este “pseudo-árbitro de futebol” nos jogos do BENFICA! Sempre dará menos nas vistas a vontade que se tem de levar outros clubes ao colo…

Quanto ao jogo em si, foi um domínio avassalador da parte do BENFICA do princípio ao fim! Também houve azar e muito! Aquele guarda-redes do Boavista defendeu tudo e quando não foi ele foram os companheiros e quando não foram eles foi o ferro!

O BENFICA demonstrou uma atitude excelente e não merecia a derrota! Esperemos que a equipa mantenha a mesma atitude até final da época para ver se, contra tudo e todos (…), nos conseguimos manter-nos nos objectivos!

Para que conste parece-me que se o QUIM não defende aquele penálti do Boavista ainda perdíamos era o jogo! (Penálti bem assinalado…)

VIVA O BENFICA!!!

Abr 06

Porto - Tri

Contudo não é por isso que perco o meu bom senso e o meu discernimento e por isso hoje é com sinceridade que felicito o Futebol Clube do Porto por mais um campeonato. E já lá vão três seguidos, outra vez…
O Porto mostrou esta época ter um excelente colectivo com valores individuais um pouco acima da média. Insisto no colectivo porque foi (e irá continuar até final a ser) notório que apesar de Lucho, Quaresma e Lisandro (para não falar de outros) serem grandes jogadores, a verdade é que os automatismos e as tácticas foram sempre muito bem conseguidos! Ontem, viu-se a maior goleada da época ser imposta a um Amadora que pouco pode fazer contra a enorme vontade de festejar o título. Foram seis golos de bom entendimento entre os jogadores e sem grandes rasgos individuais. É esta a imagem que queria sublinhar do Porto que marcou seis como poderia ter marcado mais (ou menos) mas que, em todas as circunstâncias, é uma equipa vencedora.
Não me parece defensável que o Porto não merecia este campeonato… Aquilo que me espanta pela negativa foi a facilidade com que os outros directos adversários o perderam. Faço muito sinceros votos que o meu BENFICA comece a trabalhar desde já e com muito rigor na preparação da próxima época. Um exemplo deve ser retirado dos actuais campeões, é que têm uma máquina muito bem “oleada” e que trabalha muito “certinha”… É como um relógio que não admite atrasos! O BENFICA tem de deixar de “atrasar-se” quer com resultados que demonstram falta de qualidade e empenho de certos jogadores, quer com as investidas públicas de um presidente muito falador…
Este período sombrio do BENFICA, definido já tão cedo, aumenta as possibilidades de preparar convenientemente a próxima época. Espero que não deixem fugir esta oportunidade!

Abr 02

Parte 1:

Ronda pelos comentadores | Benfica vence ao Paços de Ferreira| Sporting vence | Porto pode ser campeão para a semana | Outras picardias…

Conversa com Aurélio Sardinha, treinador da equipa de futsal sénior do Núcleo Sportinguista do Cartaxo.

Parte 2:

Pode pode perder 6 pontos e Boavista pode descer de divisão | Luis Filipe Vieira fala demais, mas a partir da próxima época não se mete no futebol! | Portugal volta a perder com a Grécia! |

Notas finais.