Mai 27

cristianoPor acaso li hoje a MARCA e, como a capa era com o Ronaldo, fui logo ver a notícia que diz que o jogador agora é que deve dar o passo, pois o Real já tinha feito o que devia!
Não sou muito favorável a esta agressividade exarcebada dos campeões espanhóis, mas numa coisa o jornalista têm razão: “se Cristiano Ronaldo não quisesse ir para o Real já tinha desmentido a notícia há muito!”
Só o não faz, na minha opinião, em primeiro lugar porque obviamente os milhões e a fama lhe subiram à cabeça, e depois para ver se ganha tempo para consegue sair “bem” de Inglaterra o que me parece que não vai conseguir! Mais um que irá para o ról de “pesetero”… Como será que se diz isso em inglês?

Rui Costa só há um! Eu é que ainda sou daqueles que acha mal o que o Cristiano está a fazer a um clube que lhe deu tanto! Mas também ele também deu, pois é…

Mai 21

Final Liga dos Campeoes 07/08A Final da Liga dos Campeões de 2007/08 que hoje se jogou foi um hino ao futebol! Disso, que ninguém tenha dúvidas! Teve bons jogadores, boas jogadas, emoção, sorte, azar, agressividade (bom sentido), fair-play, e, para “cereja”, um penalti falhado de forma caricata pelo capitão do Chelsea precedido de “uma enorme descida à terra” do Cristiano Ronaldo que antes falhara um penalti que, antes de marcar, já o jogador tivera a certeza que a bola não entrava e por isso ainda parou pensando que podia voltar para trás e render-se…Falta algum ingrediente para um boa final? Acho que não!   Uma boa primeira parte do Manchester que entrou melhor e dominou a primeira parte com Ronaldo a trocar as voltas a Essien e acabando por marcar um bom golo. O Manchester podia ter marcado mais 1 ou 2, mas foi o Chelsea que acabou por empatar num lance de sorte.  O empate do Chelsea ficou mais que justificado com a entrada neste período de forma “quase perfeita” a todos os níveis nomeadamente ao nível táctico onde o Essien trocou com Ronaldo aparecendo ele agora

em grande destaque. O Manchester foi completamente ofuscado pelo bom futebol do Chelsea que só não resolveu o jogo por causa do poste e da barra de Van Der Sar. Neste período parecia uma injustiça o Chelsea não passar para a frente.

 O prolongamento trouxe equilíbrio talvez por causa da fadiga e do medo de errar. Apesar de não haver golos de ouro, a verdade é que as equipas defendiam com muitos jogadores e foram raras as oportunidades. O Chelsea que lá para o final do prolongamento já começava a “passar tempo” para arriscar tudo nas penalidades, não teve sorte e não conseguiu (de forma caricata) aproveitar a infantilidade de Ronaldo (não encontro outra palavra) quando Terry escorregou… Acabou por voltar tudo ao mesmo e depois de Nani marcar muito bem, calhou a Anelka permitir a defesa de Van Der Sar dando assim a 3ª Liga dos Campeões ao Manchester de Fergusson e Queiroz. 

Um bom jogo de futebol onde não faltou aquela “pontinha” de confusão que não estamos muito habituados a ver nestes redutos das elites europeias. A bom da verdade, diga-se que o que aconteceu não era motivo para mostrar o cartão vermelho a Drogba. Há muita tensão, muita ansiedade de quem lutou uma época inteira para estar neste palco e às vezes dá nestas coisas… Não me pareceu que houvesse qualquer agressão e aqui o árbitro foi demasiado zeloso… De todo o modo (e ainda bem), não terá sido este um episódio que marcasse o jogo!  Uma palavra final para os portugueses que sexta-feira chegam a Viseu para se juntar aos colegas para preparem o Europeu. Espero que Ronaldo perdoe a entrada de Carvalho que não foi muito bonita e que Nani traga aquela alegria dele para o grupo! Espero que daqui a umas semanas estejamos a celebrar mais conquistas  por parte destes jogadores!

Mai 15

Até que enfim!

Quero expressar a minha alegria por ter assistido ontem à apresentação oficial do Senhor RUI COSTA como Director Desportivo do Futebol do Sport Lisboa e Benfica. Depois daquele discurso épico, quase poético, de Luís Filipe Vieira apresentando com tristeza um ex-MUITO BOM jogador de futebol e com muita confiança um novo Director Desportivo, fiquei eu, também, contagiado de confiança!
Ouvi Rui Costa falar com muita clareza, sem “papas na língua” abordando todos os temas sem excepção e, sobretudo, falando na primeira pessoa! Rui Costa disse: “meu treinador, meu trabalho, minha posição, eu quero, comigo vai”, isto é, mostrou à saciedade que é completamente autónomo! A primeira grande revolução para melhor que se impunha era esta! Completada, para meu regozijo, com o facto do Luís Filipe Vieira ter mais uma vez deixado bem claro que não se vai meter no futebol (se bem que o não dissesse claramente, desta vez!).
Rui Costa surpreendeu-me (ou talvez não para ser sincero…) quando disse que “prometo tentar fazer voltar o Benfica…”. Percebem o meu registo? “Prometo tentar…”, ou “fazer tudo para tentar…”. Isto é uma demonstração que não há aqui demagogia, não há mais “melhores plantéis dos últimos 10 anos”, não há mais “vamos ser campeões europeus este ano”! Isto é muito bom sinal para quem pretende ver um trabalho sério e com capacidade para dar frutos, como é o meu caso!
Depois disto tudo, ficamos a saber que Léo (sobre quem já me tinham quase jurado a pés juntos que tinha um acordo secreto com o Porto…) renovou por mais 2 anos! Uma renovação altamente importante para um dos melhores jogadores do Benfica dos últimos tempos, talvez o melhor defesa esquerdo do futebol português…
Para terminar é também com satisfação que percebi que o Erikson não vem para o Benfica, o que significa que quem faz os “timings” é o Benfica e isso demonstra uma capacidade negocial forte! E aqui ela impõe-se fortemente! O Benfica não pode ficar muito tempo sem treinador! É preciso fazer o que faltou o ano passado e que inquinou o nosso campeonato: uma boa pré-época! O treinador deve estar por dias!
(Desculpem lá a minha insistência, mas sugeriram-me que Rui Costa não tem conhecimentos para o cargo que ocupa, outros que ele é uma manobra de diversão de Luís Filipe Vieira para tapar os olhos dos Benfiquistas, entre outras coisas… Depois do que disse acima fiquei mais descansado! Tinha que o dizer!!!)

Saudações!

Mai 13

Parte 1:

Convocatória do Scolari para o Euro 2008 | Decisão do APITO FINAL | Porto não recorre e Pinto da Costa defende a honra do Clube…

Parte 2:

Intervenção de António Gaspar | Final da Taça de Portugal entre o Porto e o Sporting | Análise da época desportiva | Expectativas para a próxima época | RUI COSTA despediu-se dos relvados - grande homenagem| Despedidas e agradecimentos 

  

Mai 10

Ricardo Costa - LigaA “bomba” que estalou ontem na Liga merece-me, obviamente, um comentário, nem que seja a correr porque tenho a minha hora de natação daqui a pouco e não vou faltar!
Gostava de destacar algumas coisas que devem ficar registadas! Em primeiro lugar, os órgãos de justiça desportiva andaram mais depressa que os tribunais! Não é que os tribunais sejam muito céleres, mas a verdade é que toda a gente esperaria que esta “coragem” fosse sustentada por decisões judiciais o que parece não ter acontecido.
Depois, não posso esquecer que foi a Luís Filipe Vieira, segundo ele disse aqui há tempos atrás, que foi garantido que a Liga tomaria decisões antes que o campeonato acabasse! Pelos vistos, assim foi! Não quer dizer que LFV tenha alguma coisa a ver com o assunto, mas é um dado a registar!
Não podemos ainda esquecer que se trata de uma decisão de primeira instância e que, por via disso e nos termos legais, admite recurso. Não me quero pronunciar sobre os três dias para recorrer porque se calhar na perspectiva da defesa pode ser um argumento de peso…, mas quero dizer com isto que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol deve avançar para a sua análise e decisão final com muita celeridade. Não tarda nada e está a começar o campeonato, as equipas na 1ª divisão “gastam” de uma forma, na 2ª “gastam” de outra e a incerteza de quem desce e quem sobe não pode durar muito tempo! É que enquanto essa certeza não existir, se calhar os resultados finais da 1ª Liga não serão homologados e isso pode ser muito perigoso e vir a envolver UEFA’s e FIFA’s. Esperemos que isso não aconteça!
Uma palavra final para os pseudo-argumentos do Senhor Pinto da Costa que com ar de gozo refere o FC Porto não vai recorrer e “não vale a pena dizer porquê” diz ele… Que raio de argumento! Não recorre significa que aceita a condenação, e cala e por isso CONSENTE! Não venha com histórias que a honra do FC Porto vai ser defendida na pessoa dele ou então temos mesmo que concluir aquilo que muita gente defende há muito tempo: o FC Porto é Pinto da Costa! Se calhar é mesmo isso o que nos leva a pensar: o que será do FC Porto depois de Pinto da Costa?

PS: Gostava que o processo fosse rapidamente tornado público para se perceber qual a diferença entre as condutas no Boavista FC e no FC Porto para perceber porque é que um desce de divisão e outro só lhes são retirados 6 pontos…

Mai 06

Parte 1:

Sporting isola-se no 2º lugar | Benfica não cumpre os mínimos | Porto goleado em casa com o Nacional e precisa de uma figura europeia segundo Pedro Pato | Rui Costa vai-se despedir da sua carreira de futebolista | Ainda Berardo…

Parte 2:

Contacto do João Rola | Que futuro para o Benfica? | Rui Patrício no Milão? | Jogadores que querem sair | Chelsea na Final da Champions e Mourinho vai “engolir um autocarro” segundo Luis Inácio | Pedro volta a falar num nome europeu | Bastos Sousa diz que ao fim de 6 meses o Sporting não encaixa golos | José Augusto quer o Moutinho no Benfica | Ricardinho no Cartaxo | Pepe festeja título espanhol com bandeira de Portugal! |

  

—-

 

(Neste programa era convidado RENATO SILVA, ex-ciclista, que acabou por não aparecer…)

Mai 01

Também porque hoje é dia do trabalhador, estou a titular assim, o que vou escrever sobre a pena de 6 pontos ao Belenenses e do prémio a clubes que a decisão provocou.

Que lei é esta que diz que o trabalhador só pode ter 2 patrões por época? Quando se têm estes princípios é muito provável que daí para a frente se venham a cometer mais injustiças.

Belenenses CampeãoA primeira de carácter administrativo resulta de um outro princípio de quem aceita inscrição não é responsável e também de uma norma muitas vezes esquecida de que não se pode ser juiz em causa própria. Neste caso a Federação considerou o jogador inscrito e depois arroga-se a ser a última instância de decisão de uma inscrição que aceitou sem ter o cuidado de solicitar todos os documentos para que a inscrição estivesse de acordo com a lei.

Depois há também o caso do jornalista que delatou o assunto e que estranhamente não avisou o Belenenses para evitar que utilizasse um jogador que lhe poderia fazer perder pontos.

Como disse no princípio deste texto há equipas que saem beneficiadas, sem terem feito nada para que ficassem mais ricas, e assim estamos a deitar por terra mais um outro princípio de que não deve haver enriquecimento sem causa. Aqui é ocasião para falar do cá se fazem cá se pagam e lembrar que o que fizeram ao Gil Vicente e que veio a beneficiar o Belenenses.

Só falta agora que o Belenenses recorra para o organismo internacional, e se recorrer, resta saber se terá efeito suspensivo nesta sentença que quase todos os meios de comunicação sacramentaram.

Neste caso discordo também daqueles que consideraram que a decisão foi muito lenta, embora os seus efeitos sobre as competições portuguesas ainda está para saber.

Podem perguntar porque é que um Sportinguista está a falar de um outro clube que eu não vou responder que é para não falar dos picos do Sporting em que jogadores ficam a ver o jogo em vez de fazerem o aquecimento. Se disse alguma coisa que não foi clara, agradeço que me perguntem. Também são bem vindas opiniões contrárias. Mas se não aparecer nenhuma reacção como aconteceu no meu último texto vou também passar a assistir ao X – centrico que tem aliás umas belas fotografias que fazem realçar os excelentes textos que lá se lêem.