Ago 27

“O verdadeiro espírito olímpico não é ganhar uma medalha de ouro, mas superar os seus próprios limites.”

ParaOlimpicosTalvez esta frase diga o essencial.
Os verdadeiros Jogos da perseverança vão começar dia 6 de Setembro, em Pequim.
Escrevo sobre o início dos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, que vão decorrer entre 6 e 17 de Setembro. São 145 países, entre eles Portugal, que vão participar em 20 desportos diferentes: atletismo, basquetebol de cadeira de rodas, boccia, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol 5, futebol 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judo, natação, remo, râguebi em cadeira de rodas, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa, tiro, tiro com arco, vela e voleibol sentado. A delegação portuguesa conta com 33 atletas, entre os quais 12 estreantes. Os atletas portugueses, 23 masculinos e 10 femininos, vão participar num total de 39 provas, nas modalidades de atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação e vela. De referir que em 2004, nos Jogos Paralímpicos de Atenas, os atletas portugueses conquistaram 12 medalhas: duas de ouro, cinco de prata e outras tantas de bronze.

Força Portugal!

Ago 26

O BENFICA teve uma entrada na LIGA SAGRES aquém das expectativas que os adeptos e sócios esperavam… O crescendo de forma que se percebeu nos dois últimos jogos de preparação fazia antever uma boa entrada contra o recém-promovido Rio Ave.
Analisando o jogo foi notória a grande dificuldade de construir no meio do campo BENFIQUISTA após a saída de CARLOS MARTINS. Este jogador, antes do infortúnio já tinha rematado 3 vezes à baliza adversária e assumia-se como o verdadeiro 10. Depois da sua saída parece que a equipa ficou sem ideias apesar do ritmo do jogo não ter baixado.
Liga SagresBENFICA e Rio Ave jogaram entre si de igual para igual o que favoreceu o espectáculo mas diz bem da fraca réplica de um verdadeiro candidato ao título. Esperava uma vitória tranquila mas tenho que me contentar com um empate que é justo, até mesmo, pela forma como o Rio Ave conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do BENFICA!
Na minha opinião, o BENFICA ainda procura automatismos e fluências que só são característica de uma equipa bem organizada tacticamente o que não é o caso do BENFICA por manifesta falta de tempo de treino de todas as novas pedras.
Espero que para o Porto a coisa melhore significativamente…

Ago 10

Slb-FeyenoordO BENFICA 2008/2008 apresentou-se ontem aos sócios e adeptos na GLORIOSA CATEDRAL DA LUZ perante mais de 43000 almas vermelhas (em Alvalade, há mesma hora nem chegaram a 18000 os que foram ver a Sampdoria de Itália).

Confesso que ia com algum receio para este espectáculo já que até ontem não tínhamos assistido a nenhum jogo de pré-época convincente. Todavia, e tirando a sempre bonita festa de apresentação dos jogadores, onde mais uma vez o ESTÁDIO aplaudiu de pé o grande RUI COSTA, bastaram 15 minutos de jogo frente ao Feyenoord para se perceber a brutal evolução da equipa do BENFICA que mostrou estar no bom caminho para se tornar uma verdadeira EQUIPA!

Foi muito interessante ver a disponibilidade dos jogadores do BENFICA que desde o início assumiram uma postura que rapidamente convenceu! Desde o QUIM ao MAXI, LUISÃO, LÉO, KATSO, passando pelo YEBDA, CARLOS MARTINS, URRETA, AMORIM que poderia ter inaugurado o marcador bem cedo, até ao AIMAR e CARDOZO, todos eles mostraram algumas rotinas interessantes e boas jogadas que falharam na finalização só!

Mas não basta convencer, é preciso também VENCER e aí foi preciso esperar pela segunda parte para ver um fabuloso passe do AIMAR para um não menos fabuloso remate do CARDOZO que meteu a bola na baliza adversária.

Na segunda parte o REYES que foi muito aplaudido na apresentação entrou e de imediato, colocou com estrondo a bola no poste! Merecia melhor sorte para, como diz o meu amigo GAMEIRO, “deitar o estádio abaixo”!

Foi muito interessante ver que todos os jogadores já evoluíram de forma significativa. Vamos lá ver se até início da Liga Sagres evoluem ainda mais para entrarmos com o pé direito!

Por curiosidade e para responder a alguns amigos verdes que já chamam este BENFICA de “espanhol”, gostava de lembrar que se calhar os ventos de Espanha são de aproveitar senão reparem: foi o ciclismo nos jogos olimpicos, a volta a França, o Euro 2008, o ténis, o basket, etc… Não acham que há bons motivos? Pensem lá nisso!

E para terminar, como não podia deixar de ser:

VIVA O BENFICA!!!

Ago 03

SLBOAManifesto aqui a minha preocupação pelo actual momento do BENFICA que devia ser já de consolidação de um plantel competitivo a ganhar automatismos e ritmo de jogo para encarar a próxima época com optimismo!

Ao invés, parece que andamos ainda nas experiências, à espera de garcias e companhia, a dar ritmo de competição a jogadores que podem vir a ser dispensados…

Hoje depois do “BENFICA2-PSG2″ devo dizer que não desgostei de alguns bons valores que parece que o BENFICA detém, que me escuso de referir para não destoar das indefinições do clube… Mas não posso deixar de estar preocupado com o facto de não ver o BENFICA a jogar já À BENFICA!!!

A próxima semana será decisiva para a definição da equipa que não pode esperar muito mais!

Espero bem que assim seja ou então dia 15 o Mourinho só não nos espeta com uma goleada porque vai fazer muitas substituições!

Seja como for e para descansar os meus amigos lagartenses e tripeiros, devo dizer que estou confiante que o BENFICA pode fazer uma boa equipa para não fazer a figura que fez o ano passado!

GLORIOSAS SAUDAÇÕES!
VIVA O BENFICA!!!

 PS: a foto é para ver se o BENFICA aquece mais depressa…