Set 29

BENFICA2 Sporting0O GLORIOSO, nesta 4ª Jornada da LIGA SAGRES, recebeu e venceu, de forma clara, inequívoca e incontestável, o rival da Segunda Circular.

O BENFICA/Sporting é o verdadeiro “Clássico”, “o clássico dos clássicos” e este fim-de-semana notou-se perfeitamente o porquê desta afirmação! Mais de 60 mil adeptos assistiram ao vivo na CATEDRAL e fizeram festa. Pelo menos a esmagadora maioria dos BENFIQUISTAS!

Foi bonito, e não posso deixar de o referir, ver muitos sportinguistas vestidos a rigor que se passearam sem problemas pelo Estádio da LUZ. Em tempos onde se vê cada vez menos intolerância nos campos de futebol, este é um sinal em contrário que deve querer dizer qualquer coisa. Esperemos que os tempos de futebol em família e festa com rivais desportivos voltem rapidamente! Talvez assim os estádios possam encher consecutivamente.

Quanto ao jogo em si, tratou-se de um excelente jogo de futebol! E não foi só por causa da vitória do BENFICA – mas obviamente também! Foi sobretudo por causa da entrega dos jogadores, “da bola lá, bola cá”, das poucas faltas que houve (pelo menos até ao primeiro golo), do trabalho discreto do árbitro que só foi criticado por quem viu dois ou três lances em mais que uma repetição, e por fim, por causa dos adeptos que puxaram, cantaram e até fizeram a “hola” mexicana…

Tudo contribuiu para um bom jogo de futebol em que o Sporting conseguiu a primeira oportunidade de golo talvez fruto de um desacerto defensivo do BENFICA que foi notório nos primeiros minutos, mas que depois foi corrigido. Aquelas bolas lançadas por cima da defesa do BENFICA foram uma dor de cabeça para mim que vi alguns lances que podiam ter resultado em golo para o Sporting. Felizmente assim não aconteceu porque o BENFICA corrigiu e afastou o Sporting de qualquer veleidade ofensiva. A primeira palavra para SIDNEI e MIGUEL VITORA mostraram merecer a titularidade!

A primeira parte foi boa e foi sobretudo equilibrada! Não foi uma abordagem “chata” dos jogadores, pelo contrário, houve muita disponibilidade o que faz com que os adeptos se empolguem.

A segunda parte do jogo foi muito boa para o BENFICA que entrou muito bem, muito bem mesmo! E quando o Sporting parecia querer responder, o REYES tem um golpe de génio e, de “trivela” segundo ouvi dizer, faz o primeiro da sua conta e o primeiro do BENFICA no jogo. Este jogador já merecia este golo e para o BENFICA foi muito importante pois serenou ainda mais a equipa que nunca mais deixou de mandar no jogo. Três minutos depois SIDNEI (considerado o melhor jogador em campo) marcou de cabeça num canto e fixou o resultado final! A partir daqui o BENFICA segurou e o Sporting começou a entrar mais duro e até o Moutinho (com quem eu simpatizo bastante…) fez uma falta feia e levou um amarelo “alaranjado”… Sinal da incapacidade do Sporting, dos seus jogadores, para dar a volta!

Uma nota positiva para QUIQUE que tirou o NUNO GOMES que até estava muito bem, em vez de um CARDOZO apático fazendo entrar AIMAR (já depois de KATSO ter entrado para o lugar de AMORIM), o que me preocupou e até motivou alguns assobios nas bancadas. Todavia, “o seu a seu dono”  e a verdade é que QUIQUE acertou em cheio. Parabéns!

Uma palavra muito especial para QUIM, o guarda-redes de quem muito se fala ultimamente, que talvez tenha feito o jogo da “viragem”, do retorno à boa forma! Uma mão cheia de boas defesas, saídas com segurança, e o nível muito alto a que nos habituou!

Contas feitas o BENFICA fica a um ponto do primeiro lugar o que já é mais consentâneo com o seu estatuto! Esperemos que este caminho de GLÓRIA seja seguido até final do campeonato.

VIVA O BENFICA!!!

Set 24

A opinião de Susana Feitor sobre os jogos olímpicios de Pequim, os atletas, os mídia, os resultados, etc…

Susana Feitor fala da Vanessa Fernandes, da maneira como os atletas devem saber falar, do doping, da importância de um acompanhamento médico-desportivo, dos Jogos da Lusofonia, etc…

Em exclusivo e com toda a humildade de uma grande senhora, a explicação para a desistência em Pequim!

Cliquem acima nos links! Deixem a vossa opinião sobre esta grande senhora!

Susana Feitor no Prolongamento

Parte 1:

Aprovada em Reunião Camarária o avanço das obras do Ateneu| Susana Feitor fala de futebol |Benfica perde com o Nápoles | O guarda-redes QUIM | Porto vence Fenerbahçe | Pinto da Costa indemnizado por 3 horas de detenção | Susana Feitor fala da cerimónia de abertura de PEQUIM 2008, e dos resultados portugueses, da importância dos Jogos da Lusofonia que se vão realizar brevemente, do papel da comunicação social, e do cuidado que os atletas devem ter em falar com essa comunicação social.

Parte 2:

Susana Feitor fala das remunerações dos atletas, das escolas de atletismo, estrutura com recursos humanos, treinadores, de medicina desportiva, ciências do desporto | Susana Feitor fala do projecto para o futuro e dá a verdadeira explicação para o que se passou com ela em PEQUIM 2008.

Porto empata com Rio Ave | Sporting ganha ao Belenenses |  Benfica ganha ao Paços de Ferreira | Bastos de Sousa critica imprensa | Vukcevich e Derlei, a novela | António Gaspar fala da possível composição do Conselho de Justiça.

Set 22

Gostava de vir aqui dar conta da primeira vitória do BENFICA no campeonato de uma Paços 3 - BENFICA 4forma tranquila. Ao invés, venho “agastado” mas ainda assim aliviado pelo resultado obtido pelo GLORIOSO! Apesar de o BENFICA somar os três pontos da praxe, foi com muitas dificuldades que o conseguiu. Esteve sempre a ganhar mas nunca soube ter a serenidade necessária que um grande clube deve ter para segurar o jogo!
Obviamente é de realçar a coragem do QUIQUE para apostar numa defesa quase totalmente nova onde até JORGE RIBEIRO teve ordem para se estrear. Contudo, não será por isso que se deve aceitar tantas falhas desse bloco que permitiram ao clube adversário desta noite repetir o encaixe de três golos!
Ainda no capítulo da defesa fico muito preocupado com o facto de QUIM (que tão importante foi na época passada para salvar o BENFICA de resultados piores) ter estado, ele também, muito inseguro não defendendo da forma que nos habituou e que nos permite a todos rotulá-lo de melhor guarda-redes português da actualidade.
Ainda por cima, e mais uma vez vou ter que dizer isto, o BENFICA a espaços da partida praticou um futebol muito interessante donde destaco imediatamente a jogada do primeiro golo que foi fantástica. Mas depois não foi constante e coerente se quiserem com o valor dos seus jogadores que, com todo o respeito pelo adversário, é superior aos dos jogadores do Paços. QUIQUE falou num nervosismo que já vem de épocas anteriores… Não lhe tiro a razão, é verdade! Mas se calhar já era tempo das “novas terapias” introduzidas começarem a fazer efeito! Ainda por cima hoje com uma enchente que só o BENFICA permite nestes campos mais pequenos e que devem fazer as delícias dos cofres dos adversários.
Apesar de tudo foi uma vitória e permito-me destacar alguns jogadores que me agradaram bastante pela forma como se apresentaram em campo. Desde logo NUNO GOMES que jogou, fez jogar e marcou! Uma boa atitude só manchada por aquela falta sobre o Filipe que lhe poderia ter valido o cartão vermelho o que me parece que seria injusto pela forma como esse jogador provocou a situação… É que o Filipe fez imensas faltas, deu grandes “cacetadas” no CARLOS MARTINS, deu uma valente no NUNO GOMES que lhe respondeu à letra e poderia ter ido para a rua… Destaco também uma boa partida do REYES que já começou a mostrar alguma coisa. Destaco também RUBEN AMORIM que esteve muito bem sobretudo na transição para o ataque onde fez bons passes, um deles que deu golo. Por fim uma palavra para JORGE RIBEIRO que não teve falhas que pudessem fazer reclamar o LEO que assim descansou um pouco, ele que é daqueles que mais quilómetros de jogo tem nas pernas. Em bom da verdade e para terminar esta apreciação, os centrais SIDNEI e MIGUEL VITOR não podem ser criticados directamente pois o problema defensivo não deles mas sim do bloco todo na minha maneira de ver. Um recado para QUIQUE resolver nos treinos.
Com esta vitória vou à CATEDRAL no próximo fim-de-semana mais sossegado pelo facto do primeiro não ir jogar com o décimo primeiro, mas sim com sétimo. Se bem que na próxima jornada o jogo da LUZ não tenha nada a ver com o momento de forma das duas equipas e muito menos com o lugar que ocupam na tabela classificativa.

PS:
Uma nota final para as derrotas desta jornada do Braga, do Setúbal e do Guimarães. Sobretudo o Braga e o Guimarães criaram em mim outras expectativas que nãos e estão a confirmar… Será que é passageiro?

Set 19

UEFA CUPFazendo uma análise sumária deste “Nápoles3 Benfica2” começo por dizer-vos que gostei da entrada do BENFICA ousada que acompanhou a ousadia do treinador que apostou numa equipa marcadamente ofensiva. Disso ninguém duvidará. E foi assim que não surpreendeu o primeiro golo do BENFICA que marcou também a estreia a facturar por parte do substituto de Miccoli, pelo menos no número da camisola…

Mas a festa durou pouco porque a fragilidade defensiva que estranhamente tem assolado o BENFICA permitiu dois golos de resposta do adversário que, e sobretudo em alta competição, são incompreensíveis! Por muito que possa haver mérito do adversário não deixa de ser uma tremenda falta de concentração da defensiva GLORIOSA!

Depois deste desaire, e sobretudo na segunda parte o BENFICA, a espaços, teve muito boas jogadas que mostraram uma equipa com boas ideias… Mérito do treinador que eu gostava que fosse mais constante! Devo salientar que com a entrada do NUNO GOMES e do KATSO houve melhor futebol e boas oportunidades para marcar! Sobretudo houve mais segurança!

Concluindo sobre o GLORIOSO, foi um jogo inconstante mas positivo! Já se vê alguma coisa de diferente, mas que precisa de ser melhor trabalhada! Boa estreia de SUAZO!

Agora sobre o Nápoles, parece-me que também é uma boa equipa! Muito directa no ataque com boas pedras… Mas nada que não permita uma vitória do BENFICA perante os seus adeptos! Adeptos e sócios que eu espero que venham a encher a CATEDRAL!

Obviamente alguma coisa má tinha de haver e deixei agora para o fim: a arbitragem! O apitador de serviço, como dizia um comentador de arbitragem da rádio onde eu ouvi o relato (enquanto via na televisão), chegou a Nápoles e tornou-se Napolitano! Penalti não assinalado, agressão sobre SUAZO onde faltou um vermelho directo, e alguns malabarismos foram erros a mais e descarados! O pior de tudo ainda são as faltas que num lado se marcam imediatamente e no outro se deixam passar, ou as que não se devem marcar e se marcam de forma discriminada…
“Vocês sabem do que estou a falar”, parafraseando uma figura emblemática do futebol português!

Set 18

Vejam todos os vídeos no CartaxoTV

(Por lapso o filme fala em 2 de Setembro mas é 16 de Setembro)

Set 18

balde dinamarquêsOs caros leitores irão questionar-se porque vem este miúdo, leia-se “jovem cartaxeiro com algum tempo livre para navegar na Internet”, falar de tão aziaga derrota para a selecção portuguesa de futebol, frente à sua congénere dinamarquesa? E logo agora que, já estava quase esquecido esse episódio triste da equipa das quinas. Pois bem, só agora venho escrever, passados oito dias do jogo em Alvalade, porque já começa a desaparecer aquela sensação, muito badalada no mundo futebolês, denominada por “Azia”. Só por curiosidade, a minha definição de azia: sensação de azedume no estômago que costuma influenciar negativamente as análises desportivas, nomeadamente após derrotas das nossas “cores” preferidas. Após o desaparecimento dessa ligeira sensação, sinto-me em condições de fazer um breve e leve comentário ao jogo Portugal - Dinamarca, de apuramento para o Campeonato do Mundo 2010, na África do Sul.
Depois de uma fácil vitória em Malta, por 0 - 4, adivinhava-se jogo mais complicado em Alvalade, a 9 de Setembro, frente à Dinamarca. A selecção dinamarquesa seria sempre uma equipa mais difícil de bater relativamente à selecção de Malta. No entanto, não posso deixar de salientar que esta equipa nórdica, já não é a mesma surpreendente equipa que foi Campeã Europeia em 1992, após repescagem, onde pontificavam jogadores como Peter Schmeichel e Brian Laudrup. É necessário referir aqui que, a Dinamarca não participou nem no Mundial 2006, nem no Europeu 2008. Julgo que é uma informação importante a reter.
Portugal a jogar em casa, tinha tudo para fazer um bom resultado. Mas não foi isso que sucedeu. Foi um jogo disputado até ao último minuto, em que a equipa que acreditou mais na vitória, a conseguiu alcançar, e para desespero dos adeptos portugueses, essa equipa foi a dinamarquesa. Muitas oportunidades para fazer golo, com algum ascendente para Portugal que desperdiçou inúmeras ocasiões. No entanto, a velha máxima do futebol falou mais alto: quem não marca, sofre. E Portugal sofreu mesmo.
Não concordo com quem diz que Portugal jogou bem, não posso concordar. Jogar bem significa vencer, logo até jogando mal se pode jogar bem. Acho que me faço entender. Exemplo claro: Braga 0 - 1 Sporting. O Sporting com uma exibição “feia” e não jogando bem, conseguiu o objectivo do jogo: a vitória. São jogos desses que dão campeonatos, títulos, qualificações para Europeus e Mundiais, no fim contam apenas os três pontos. Carlos Queiroz não teve a astúcia de Paulo Bento, os jogadores portugueses não tiveram a habilidade dos jogadores sportinguistas, e acabaram por perder.
Contudo, na minha opinião não se deve entrar já em grandes dramatismos. Calma meus senhores! Não crucifiquem já o nosso “Carlitos”. Foi apenas um balde de água fria no caminho a percorrer, rumo ao Mundial na África do Sul. Não peguem já na calculadora como é hábito, as contas ainda são fáceis de fazer. São 6 selecções, 10 jogos, 30 pontos em disputa. Estão 2 jogos disputados, 3 pontos obtidos e ainda se pode conseguir mais 24 pontos. Relembro que a França apurou-se para o Mundial 2006 com 20 pontos, em 10 jogos, com 5 vitórias e 5 empates.
Puxem apenas da calculadora, se necessitarem, quando a 10 de Outubro de 2009 faltar disputar o Portugal - Hungria e o Portugal - Malta. Julgo, sinceramente, que não irá ser necessário. Acredito na nossa equipa. Força Portugal!

Cartoon de Henrique Monteiro in http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

Set 17

Parte 1:

Portugal perde em Alvalade com a Dinamarca | Bastos de Sousa sugere a destituição de Queiróz |Marco Chagas também dá a sua opinião | Análise às competições europeias

Parte 2:

Marco Chagas fala sobre: “o estado actual do ciclismo em Portugal”; Rui Costa em 2º no “Tour” do futuro e Portugal vencedor das Taça das Nações; longevidade do ciclista e o regresso de Amstrong; a vida depois de uma carreira de ciclismo; Casa do Benfica e Núcleo do Sporting homenageiam Nicolau e Trindade no dia 19 de Outubro; o futuro da equipa de ciclismo do Benfica; ainda as quedas, o “dopping” e os meandros das provas a partir da última Volta a Portugal.

Ainda as indemnizações a Pinto da Costa e ao TAS; processos a Cardozo e caso Vukcevic e, por fim, os parabéns aos Paralímpicos Portugueses que ganham 7 medalhas…

Set 11

DesilusãoÉ esta a palavra apropriada aos acontecimentos ontem no Estádio de Alvalade. Portugal protagonizou frente à Dinamarca uma boa exibição que, sobretudo na primeira parte, fez arregalar os olhos a quem, como eu, assistiram ao jogo. Todavia, está reservado para os minutos finais o “pesadelo”: uma lição de eficácia servida com a frieza nórdica que já tivemos oportunidade de ver noutras alturas e que despedaçou os corações latinos e quentes dos amantes da bola portugueses!

Num jogo onde já gostei mais de ver o Nani a jogar com a equipa, mas onde certamente todos temos de destacar o papel de Deco (melhor jogador em campo), parece que a EQUIPA funcionou e foi delicioso ver que podíamos ter sofrido alguns golos, mas sem dúvida que tivemos oportunidades para dilatar o marcador por muitas mais vezes. Aliás essa é a nota que fica deste jogo que mistura sentimentos de alegria e tristeza à boa maneira cartesiana: tivemos o BOM de uma excelente exibição que nos faria exultar, mas também tivemos o MAU da desconcentração final. Sim, porque apesar da qualidade do adversário há erros que nãos e devem cometer e na minha opinião eles resumem-se a desconcentração!

E por falar de erros parece-me Quim também teve o seu momento negativo ontem! Mas ao contrário do que vou ouvindo não o podemos colocar na “prateleira” só por isso! A falha de Quim é igual à de Simão, de Danny ou do Nuno Gomes… Deve merecer toda a confiança que mereceu de todos os sectores até agora pois ninguém duvidará que é o melhor guarda-redes português da actualidade!

Queiróz não é culpado, muito menos deve ser crucificado! Conseguiu pôr a equipa a jogar muito bem e não foi ele “embruxou” o jogo para que Nani, Simão, Danny, Nuno Gomes e companhia falhassem golos de baliza aberta! O seleccionador fez uma boa gestão do plantel na minha opinião apesar de achar que nesta altura o Carlos Martins seria melhor opção que Maniche. Da mesma forma que não o crucifico como fazem alguns amigos “sportinguenses” por não usar o Yannick Djaló…

Penso que nada está perdido com o jogo de ontem! Há muitos jogos pela frente e algumas surpresas ainda vão acontecer! E não pode ser sempre aos mesmos…

Set 10

Parte 1:

Contacto de João Rola | Novo Conselho de Justiça? | Suspensões e auto-suspensões | Sumaríssimos | Ainda as incidências do Benfica-Porto |

Parte 2:

Portugal venceu o primeiro jogo do apuramento com Malta | Sub 21 afastados do Euro 2009 | Queiróz e Soares Franco, Scolari e Baía | Novos valores portugueses? Contributo dos clubes? | Antevisão das provas europeias | Contactos do Paulo Vila

Set 10

sportingDepois dum período de férias e para esta “reentre” quero cumprimentar o moderador Luis Inácio e os três comentadores fixos do PROLONGAMENTO. Para o programa de hoje, gostaria de salientar o seguinte:
- O nosso futebol continua na mó de baixo, a nível do dirigismo!  Depois daquilo que vem acontecendo, é caso para dizer que os dirigentes do FCPorto e do Benfica - incluíndo os respectivos presidentes - precisam urgentemente dum “banho” de ética!  Não é possível preocuparem-se com coisas fúteis e sem expressão, quando o mais importante é deixado de fora: a credibilidade e a verdade do futebol! É que para estes individuos, vale tudo, até estarem sentados nas tribunas de honra dos estádios, quando estão suspensos!
Mas a culpa, toda ela é dos nossos responsáveis: é vê-los - ao Hermínio Loureiro e Gilberto Madaíl em alegre conivência - com estas situações!
Veja-se aquilo que está a acontecer ao Conselho de Justiça da FPF! Onde é que já se viu não haver eleições para eleger o novo presidente? Irá ser, ao que parece, Gilberto Madaíl a escolhê-lo. Com o pedido expresso das Associações de Futebol. Como é possível uma situação destas? E ninguém diz nada, nem o Secretário de Estado do Desporto, nem ninguém ligado ao Governo. É mais uma vergonha, a juntar a tantas outras!
No meio disto tudo, haja alguém que faça a diferença. O Sporting, afastado destas polémicas, vai trabalhando no dia-a-dia tranquilamente, como é apanágio de Paulo Bento. Com verdade, rigor e honestidade, vai andando até conseguir atingir ao que se propôs: ser campeão!
 
Por agora é tudo, boa sorte para o programa.

Set 07

Programa “Prolongamento” de 2 de Setembro de 2008, convidado:
António Gaspar, Presidente da Assembleia Geral do Ateneu Artístico Cartaxense.

Set 03

Parte 1:

Sporting parte na frente | Benfica só tem equipa toda no fim de Agosto | Porto foi o clube que mais gastou | Adepto do Benfica agride árbitro assistente | Incidências do Benfica-Porto

Parte 2:

Benfica tem um boa equipa mas pode não ser campeão este ano | Paulo Bento e Vukcevic | Arbitragens nas competições europeias - Guimarães prejudicido | TAS decide e Porto mantém-se na Champions |

Parte 3:

Entrevista com António Gaspar, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Ateneu Artístico Cartaxense

Parte 4:

Continuação da entrevista com António Gaspar | Intervenção do Painel | Joaquim Palmela dá lugar a Luís Inácio | Perspectivas para esta nova época | Selecção Nacional

Set 02

Vamos começar hoje!