Fev 22

Sporting vence Benfica!Grande vitória do INCOMPARÁVEL SPORTING no derby frente ao Benfica. Foi uma vitória justa, que peca por escassa, da melhor equipa em campo.

Depois duma primeira parte equilibrada, o SPORTING arrancou para uma segunda parte de luxo, completamentedemolidora, onde faltaram os golos. O Benfica não conseguiu entrar no jogo, o adversário não deixou.
Toda a equipa fez um excelente jogo. Pedro Silva esteve muito bem na cobertura a Reyes. Polga teve uma falha, no lance do penalty, mas depois redimiu-se quando serviu Derlei na perfeição para o 2º. golo. Izmailov e Vukcevic foram determinantes, Derlei e Pereirinha entraram bem no jogo, Rochemback esteve bastante melhor que nos últimos jogos. Carriço não tremeu e Postiga teve azar. Liedson foi igual a si próprio, marcou dois golos e já fez dez ao Benfica. O primeiro golo de hoje, é um golo de bandeira, é o golo da jornada, quiçá o golo do ano! Queo ver se os nossos jornalistas e jornaleiros falm dele com tanta vontade como falaram do golo do Di Maria, da semana passada.

Sobre o Olegário Benquerença, foi mais do mesmo! Coitado, ele já entra em campo com o pensamento anti-Sporting, tenho a certeza! A fraca arbitragem fala por si! Como foi possível não marcar aquele penalty do Maxi Pereira? Com o Benquerença, tudo é possível - principalmente quando é contra o SPORTING! Enfim, gostava que as pessoas analisassem os critérios desta corja de apitadores que nós temos por cá!

Em resumo, foi uma vitória justa e escassa para tanto futebol jogado pelo SPORTING!

Agora, há que recuperar forças para os dois grandes jogos que aí vêm - o Bayern e o FCPorto! Para ganhar ambos, assim o espero…

Fev 22


Sporting 3 Benfica 2O BENFICA perdeu em Alvalade a “ilusion” de se assumir como um verdadeiro campeão. O jogo contra o Sporting mostrou o melhor BENFICA desta época: inconstante e irregular. O BENFICA até entrou bem e fez com o Sporting uma excelente primeira parte de futebol. Todavia a segunda parte foi um verdadeiro pesadelo para a ÁGUIA que abrandou, ou melhor até, quebrou! Confrangedor ver esta equipa ser completamente dominada pelo adversário que só não marcou mais que três golos porque não calhou. Que péssima exibição de DAVID LUIZ que esteve irreconhecível. E mais não destaco para não me alongar porque os pontos negativos foram muitos.

De bom temos que referir o CARDOZO que, com grande sentido de oportunidade, livrou o BENFICA de cair para 3º ao reduzir a diferença de golos marcados e sofridos entre estas duas equipas, com vantagem para o GLORIOSO. Podem os sportinguistas achar esta diferença injusta mas nem sempre há justiça nestas coisas.

Quanto à arbitragem não me pareceu má de todo, tirando o facto de o árbitro ter feito vista grossa a duas grandes penalidades, uma para cada lado. E, se me permitem, a alguns cartões amarelos que tardaram em sair para o lado verde o que no lado vermelho pareciam que saiam muito facilmente…

Resumindo, o BENFICA perdeu com o Sporting e bem! Nada a dizer quando uma equipa só faz um ataque durante uma parte do jogo. Agora, espero pela parte que me toca, que o Sporting possa repetir a façanha contra os amigos do Norte…

Fev 21

Liga dos CampeõesA edição da Liga dos Campeões 2008/2009, nos oitavos-de-final, presenteia todos os amantes do desporto rei com um leque de jogos simplesmente maravilhoso! Vejamos:

Atlético Madrid vs Porto

Chelsea vs Juventus

Sporting vs Bayern Munique

Real Madrid vs Liverpool

Inter Milão vs Manchester United

Villarreal vs Panathinaikos

Lyon vs Barcelona

Arsenal vs Roma

Classificação actual nos campeonatos nacionais:

Atlético Madrid: 7º (Espanha)

FC Porto: 1º (Portugal)

Chelsea: 3º (Inglaterra)

Juventus: 2º (Itália)

Sporting: 3º (Portugal)

Bayern Munique: 4º (Alemanha)

Real Madrid: 2º (Espanha)

Liverpool: 2º (Inglaterra)

Inter Milão: 1º (Itália)

Manchester United: 1º (Inglaterra)

Villarreal: 4º (Espanha)

Panathinaikos: 2º (Grécia)

Lyon: 1º (França)

Barcelona: 1º (Espanha)

Arsenal: 5º (Inglaterra)

Roma: 6º (Itália)

Fev 09


YebdaO BENFICA foi ao dragão e fez um excelente jogo! O BENFICA merecia ter ganho e só não ganhou por culpa do apitador. Uma primeira parte muito conseguida que finalizou da melhor forma com o golo da vantagem. Mesmo na segunda parte quando o BENFICA parece ter recuado mais, controlou sempre o jogo! Mesmo depois do penalti inventado!

 

Fico satisfeito porque não me parece que o Porto esteve longe da sua forma de jogar, mas porque tenho a certeza que o BENFICA esteve num nível muito alto! O comentário que se impõe é que temos que reconhecer que se o BENFICA jogasse sempre assim nunca perderíamos pontos com Trofense, com o Leixões e por aí fora! É recorrente mas temos que dizer que é preciso mentalizar estes jogadores para jogarem sempre desta forma! Espero que a satisfação que o YEBDA disse que os jogadores sentem ao voltar para Lisboa possa criar essa mentalidade!

 

E por falar em jogadores gostaria de destacar o meio de campo do BENFICA que esteve muito bem. YEBDA foi decisivo no resultado imediato mas não se ficou por aí. Segurou muito bem no meio do campo e contribuiu em muito para o jogo ofensivo. Devo destacar também KATSOURANIS, e AMORIM. Ainda devo destacar DAVID LUIZ e MAXI. Este último muito seguro a defender e a passar no corredor dele para o ataque! AIMAR vai crescendo de forma, jogou muito bem e REYES (muito castigado por entradas faltosas) quando deixou de lado os mimos deu cabo do fucile! Não acabo esta apreciação sem falar no MOREIRA que esteve sempre bem em todas as situações e teve algumas bem difíceis… Penso que o “todo” esteve muito bem!

 

Jesualdo Ferreira disse no fim que o Porto foi a equipa que quis ganhar e que o BENFICA apesar de ter maior controlo, não era um controle positivo… Até nisto, para quem viu o jogo com imparcialidade, percebe a postura pouco correcta que este Porto nos vai habituando… Mas pronto, depois de terem dito o que disseram do jogo com o Sporting já se espera tudo… Depois das declarações do QUIQUE FLORES nota-se muito a diferença de nível de cada discurso dos treinadores. Continuamos a 1 ponto do Porto mas muitos pontos à frente na postura de quem comanda. E isto é daquelas coisas que não dá os três pontos mas pode “educar” para a vitória, não sei se me faço entender…

Fev 01

Mantorras voltou e marcou!

Depois de algumas jornadas duras, quer pelos resultados, quer pelas incidências de terceiras equipas “mal formadas”, eis que assistimos a um bom jogo de futebol desfavorecido pelas condições do relvado. O BENFICA e o Rio Ave foram duas equipas que colocaram muita entrega no jogo, sendo claro o ascendente do BENFICA que poderia ter ganho por mais não fosse a pontaria do CARDOZO nos postes e umas boas defesas do guarda-redes contrário. Assim, não restarão nenhumas dúvidas quanto justiça do resultado, nem mesmo aos mais aziados anti-gloriosos…
Sobretudo a partir dos primeiros 25 minutos da primeira parte o BENFICA nunca mais perdeu o domínio claro do jogo e conseguiu empurrar o Rio Ave para a sua área. Nesta altura destacava-se CARLOS MARTINS que parecia ser o jogador que melhor percebia como se jogava naquele relvado muito empapado. Aliás, por falar em jogadores do BENFICA um sinal muito positivo para CARDOZO que, estranhamente, correu muito! Uma palavra também para MAXI que mais uma vez mostrou porque o BENFICA não se pode queixar de ter um defesa lateral direito de raiz. Por culpa do poste uma primeira vez e por culpa do guarda-redes do Rio Ave (exemplo o livre directo do CARLOS MARTINS) o BENFICA não foi para o intervalo a ganhar.
Na segunda parte o BENFICA voltou a entrar muito bem e ia chegando com perigo à baliza adversária. Mas os problemas da primeira parte não permitiram a eficácia desejada até que tudo mudou…
Mudou com o aquecimento do MANTORRAS, quando se ouviu a primeira de 4 grandes manifestações dos mais de 21 mil presentes na LUZ (eu incluído). A segunda manifestação deu-se quando este jogador substituiu NUNO GOMES que lutou muito e também poderia ter facturado. Não tardou muito até à terceira grande ovação da noite quando MANTORRAS superou o esclarecimento de todos os que já tinham tentado para ele concretizar. MANTORRAS chorou de alegria ao lado dos companheiros depois de ter marcado um belo golo que vale o primeiro lugar, à condição, do BENFICA e ainda o aproveitamento bem saboroso do empate verde na TROFA. Um golo muito festejado por tudo quanto ele significa, não só para a equipa mas também para o jogador que muitos já tinham velado e enterrado para o futebol.
MANTORRAS entrou e marcou e fez lembrar a época de campeão do Trapatoni. Grande época em que ele foi tão decisivo. Lembram-se? Fomos campeões….
A quarta grande manifestação da noite foi quando o árbitro Rui Costa acabou o jogo! Não sem antes o BENFIQUISTA (adepto ou sócio) sofrer com alguns sustos tão tradicionais nos finais de jogo… Valeu o Moreira que esteve muito bem no jogo…

O BENFICA está à frente da LIGA SAGRES à espera que o Belenenses ganhe ou empate pelo menos… O Trofense cumpriu… parabéns!