Mar 28

Portugal jogou muito bem de facto, apesar de ter começado com um onze surpreendente, na minha opinião dada a falta de uma opção fixa de ataque como deveria ser o Hugo Almeida, se bem que continue a acreditar muito mais que seria mais proveitosa a inclusão de Nuno Gomes. Pode até nem ter muitos minutos nos últimos jogos do Benfica, mas tem com certeza muito mais carisma na Selecção.
Adiante, Portugal funcionou como um verdadeiro colectivo. Todos os sectores de Portugal estiveram muito bem desde a defesa até ao ataque. Portugal circulou a bola muito bem e criou muitas possibilidades de finalização (25 remates) que, infelizmente, não tiveram êxito.
É obvio que Portugal se pode queixar da falta de sorte, mas dada a persistência dessa falta de sorte já não podemos ver as coisas só por aí. Parece que temos que buscar respostas noutros lados. Nomeadamente nas opções de Queiroz. E não me esqueço também da lesão de Bosingwa que atrapalhou bastante e que aconteceu numa altura em que o jogador tinha grande influência na manobra atacante portuguesa. Mas penso que podemos apontar algumas ideias para reflexão…
Em primeiro lugar, perdoem-me a insistência, acho que apesar de estarmos a falar de grandes jogadores (todos), penso que Portugal poderia ter ganho muito mais com a chamada de Nuno Gomes ao onze titular. Se Nuno Gomes tivesse hoje entrado em vez do Danny, quero crer que a mobilidade e os passes curtos e rasgadores no ataque teriam levado maior perigo para a baliza da Suécia. Não me parece bem que uma equipa que precise de marcar golos jogue sem um ponta de lança ou pelo menos uma referência de ataque. Pelo menos que tivesse entrado o Hugo Almeida de início! Mas nem isso…
Em segundo lugar parece que Queiroz cometeu um erro brutal ao tirar o Tiago para colocar o Deco aos sessenta e tais minutos da segunda parte. É que Tiago estava a “galopar” de rendimento e a contribuir decisivamente para um crescendo da equipa que depois da sua saída nunca mais se viu! É claro que me podem dizer que Deco é um grande jogador, aceito; é claro que me podem dizer que Deco fez uns bons remates, aceito. Mas a verdade é que o fulgor atacante colectivo, do “bloco” português, nunca mais foi o mesmo! Será que o crescendo de Tiago não seria capza de dar mais frutos que os remates de Deco? Nunca saberemos a certeza mas eu vou por aí… Deco ou jogava de início ou então entraria se alguma coisa falhasse com o Tiago o que não aconteceu. 
Foi precisamente depois da alterações que Portugal começou a errar passes, a cometer algumas faltas desnecessárias, a ter mais dificuldades em passar da defesa para o ataque. É certo também que à medida que o tempo ia passando os nervos seriam maiores.
Gostaria de destacar Pepe, Raul Meireles, Bosingwa, Duda na primeira parte e Tiago que mostrou muito valor apesar de ter entrado um pouco “aos papeis” nos primeiros minutos. Tenho pena que Simão, Ronaldo e sobretudo Danny não tenham nos enchido as medidas como se sabe que o podem fazer… Não é negativa, é um satisfaz menos porque na verdade a equipa jogou bem.
Mas como disse o Queiroz, o “futebol não é para quem merece, é para quem ganha”!
Queiroz não deve ser corrido! Defendi a sua vinda para este cargo e não é agora que acho que seja a altura de o mandar embora. O trabalho dele é serio, não tenho disso dúvidas! Acho, no entanto, que falta um pouco de Scolari no sentido de criar um grupo de jogadores base, rotinados e apontados para o objectivo. Queiroz faz muitas experiências e esta de querer ganhar sem avançados como dizia o outro deixa um amargo de boca…
O Mundial 2010 está longe e na minha opinião só será conseguido se acontecerem milagres. É bom que as pessoas se vão habituando a essa ideia. Assim se se confirmar a “derrota” vamos sofrer menos e se a “vitória” aparecer vai ser fantástico. O discurso de Queiroz e do “acreditar” dos jogadores é compreensível, mas para nós que estamos de fora já começa a ser pouco realista. Não vamos perder a esperança, porque essa a última a morrer, mas vamos começando a pensar na “hipótese” de Portugal ficar de fora do Mundial de 2010…

Mar 22

O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL foi ferido na sua honra e dignidade. Se este jogo fosse um caso de polícia, seguramente que Lucílio Baptista seria preso! Os factos falam por si!

Fomos roubadosEu não queria fazer muitos mais comentários ao jogo de ontem. Gostaria de dizer que, apesar de saber que Lucílio Baptista é um árbitro(?) anti-Sporting, e que ontem mais uma vez ficou provado, não esperava que ele fizesse aquilo que fez, assim “tão às claras”!

Gostaria de dizer que, no jogo de ontem, o quarto árbitro se chamava… Artur Soares Dias! Sabem quem é? Pois….

Gostaria ainda de saber qual o desenvolvimento da situação e das célebres palavras de LFVieira, quando soube da nomeação de LB para este jogo, e passo a citar: “Não é possível!!”. Resta saber se esta afirmação foi de desilusão ou de… contentamento!

Gostaria de saber ainda como vai ficar a situação levantada pelos dirigentes do Benfica sobre os casos de pseudo-doping!

E, para terminar, gostaria de dizer que Pedro Silva, não devia ter atirado a medalha fora, antes devia tê-la colocado no pescoço do Lucílio Baptista!

Mar 22

BENFICA vence a Taça da LigaO BENFICA apresentou esta noite aquele ataque que eu sempre reclamo! NUNO GOMES e um ponta de lança que desta feita SUAZO! Não foi uma dupla de eficácia mas foi uma acto de coragem de QUIQUE que conseguiu surpreender-me.

O jogo foi emotivo, com muitas oportunidades, não sei quem teve mais. O BENFICA teve um erro da defesa e o Sporting marcou! O árbitro errou e marcou um penalti que não existiu! O BENFICA aproveitou e empatou! A partir daqui o Sporting jogou para os penaltis.

Nos penaltis apareceu QUIM com uma exibição de luxo! Voltou o QUIM das grandes finais, das grandes penalidades…

A verdade é que não gosto de ganhar assim, mas acontece. Aliás gostei do treinador do Sporting a dizer que o BENFICA não tem nada a ver com isto… Ao contrário de outros que vão “pintar o Carmo e a Trindade”… Não gostei nada das reacções do pedro silva, mandou uma peitada ao árbitro e depois mandou a medalha fora! Há limites!

Atenção que o árbitro errou neste penalti, mas errou muito ao não expulsar, pelo menos por acumulação de amarelos, o derlei! E não durava metade da primeira parte sequer! Não foi feliz o árbitro!

Dito isto que também deve ser dito, no fim de contas o BENFICA ganha este troféu com o mérito de ter chegado ao penaltis e marcar mais e sofrer menos que o Sporting!

E VIVA O BENFICA!!!

Obviamente trata-se de um paliativo para uma época que não foi boa. Vamos ver o que ainda acontece daqui até ao fim, mas a UEFA e a Taça de Portugal não são boas recordações. Esperamos que o “projecto” ganhe consistência e esta vitória seja o “clique” para ganhar essa consistência!

VIVA O BENFICA!!!

Mar 16

Em relação ao BENFICA desta 22ª Jornada da Liga SAGRES, parece-me honestamente que foi aquele que disse um adeus definitivo ao título de campeão nacional. Como diz o ROLA, parece-me que ao BENFICA resta a vitória na próxima semana sobre o lagartense para ver se ganhamos ao menos um título esta época o que não deixará de ser pouco, é verdade. De qualquer forma, o QUIQUE foi sempre avisando e disse desde o início que este era um primeiro ano de poucas promessas, justiça lhe seja feita!

Miguel VitorQuanto ao jogo, parece-me que foi um bom jogo que o BENFICA dominou em quase todo o tempo! Fez uma boa primeira parte, o Guimarães entrou bem na segunda parte e quando parecia que o BENFICA estava a pegar no jogo novamente, aí veio o contra-ataque do Guimarães fazer asneiras!

Há um pormenor para o qual eu vou chamar a vossa atenção e que explica, a meu ver, a derrota do BENFICA! Trata-se do último passe. Ontem o BENFICA falhou sempre no chamado último passe. Fosse ele quem fosse o jogador, poucos metros antes da grande área o BENFICA não conseguia fazer um passe de sucesso! Penso que aqui, e perante isto, era importante manter o CARDOZO e colocar o NUNO GOMES lá que faz umas triangulações e umas desmarcações fabulosas! O AIMAR podia ter saído e ainda ganhávamos… Penso que o treinador esteve mal na leitura do jogo, mas quem sou eu…

Obviamente o guarda-redes adversário teve muita responsabilidade na derrota do BENFICA porque defendeu tudo e mais alguma coisa! Ainda falam de sorte? Onde?

Penso que o campeonato está perdido para o Porto, mas a minha dúvida é sobre quem vai perder mais até final da época, o BENFICA ou o Sporting?

Mar 09

27736.jpgDepois das vitórias folgadas do Porto e do Sporting o BENFICA lá teve que fazer sofrer ( e sofrer), mais uma vez, para conseguir amealhar os três pontos! O BENFICA deveria, em meu entender, jogar sempre à sexta-feira, isto porque me parece que estes jogadores, arrisco mais, este CLUBE, não conseguem conviver com a pressão! Desta vez era a pressão de saber que lagartos e tripeiros já tinham vencido! O BENFICA marcou cedo com um bom golo de AYMAR (que já faz uns jogos seguidos e até já marca…) mas logo se retraiu e deu o jogo ao adversário que acabou por empatar como já seria de esperar. Depois, lá se viu o BENFICA a correr atrás do prejuízo mas nem sempre, isto é, muito poucas vezes a funcionar como equipa. O BENFICA, viu-se ontem, não mostra uma estrutura táctica convincente. Pelo contrário, vive muito de rasgos individuais de bons jogadores que vão acabando sempre por fazer a diferença, como foi o caso ontem de REYES, DI MARIA e AIMAR. Isso viu-se ontem, sobretudo depois do BENFICA recuperar a vantagem, quando o campo de futebol mais parecia um campo de ping-pong, em que a bola era despachada de um lado para o outro pelo ar! Era preciso colocar a bola chão e jogar futebol e isso se calhar podia estar ao alcance do AMORIM não vos parece?
Enfim, fica a vitória que é o que interessa e que mantém a CHAMA ACESA!

VIVA O BENFICA!

Mar 08

Mais uma vitória inequívoca que peca por escassa, tal as oportunidades desperdiçadas, do INCOMPARÁVEL SPORTING sobre o Paços de Ferreira!
42986.jpgAinda e sempre, este ajudante de apitados de sua graça Soares Dias, esteve no seu melhor! Já toda a gente percebeu que o homem não gosta nada do SPORTING, mas caramba, até lhe fica mal prejudicar tanto a equipa. Logo aos 3 minutos, um defesa do Paços colocou mão à bola dentro da área - penalty em todo o lado - mas o tal Soares Dias mandou jogar.
Por volta dos 85 minutos, Daniel Carriço marcou um golo - legal em todo o lado - menos na óptica deste apitador!
Espero sinceramente que os dirigentes do meu clube dêem um murro na mesa e digam “basta”! Já chega!!!! Não queremos mais esta imitação de árbitro a apitar mais jogos do SPORTING!
De resto, foi uma vitória normal, com poucos golos apesar de muitas oportunidades. Dois golos de bela execução, o primeiro de Liedson (claro…), o segundo de Derlei e o terceiro de Daniel Carriço, apesar de não ter contado oficialmente…