José Maria Nicolau Se o apitador volta a gatunar…
Out 26

CATEDRALHá já algum tempo que não vinha aqui deixar um modesto comentário à actualidade futebolística. Hoje apeteceu-me. Não é que não me tenha dado o bichinho antes, todavia, a falta de tempo é GRITANTE…
Impõe-se falar em primeiro lugar (SEMPRE EM PRIMEIRO) do meu GLORIOSO BENFICA! Que maravilha que tem sido este início de época - não já tão início como isso… Uma maravilha EMPOLGANTE que se traduz nas enchentes que o ESTÁDIO DA LUZ regista. Hoje, deve ser mais uma e é segunda-feira. Aliás, quero partilhar que ontem estava a “tirar bilhetes” na Casa do BENFICA do Cartaxo e, qual não é o meu espanto, par o jogo com o Porto, a 20 de Dezembro, já há sectores do estádio a esgotar. E as bilheteiras só estão abertas para sócios!
Jorge Jesus prometeu que com ele os jogadores iriam correr o dobro e cumpriu, tem vindo a cumprir! O BENFICA tem mostrado garra, as GARRAS! Já lá vai, felizmente, o tempo das “ganas”… Mas, esta EQUIPA não foca por aqui e além das “garras” mostra uma lição de táctica bem estudada e definida! E isto aliado a uma velocidade ofensiva estonteante resulta em grandes goleadas! A última de registar contra o Everton. Não será o melhor do mundo, mas é da Premier League…
De facto, este treinador que teve o condão de colocar o AIMAR na selecção, tem recuperado/promovido jogadores de forma categórica! Que diferença brutal para o que estávamos habituados a ver. Agora sim, faz sentido a carta de RUI COSTA a dizer ao AIMAR para lhe ficar com o número 10! Mas não é só AIMAR, é SAVIOLA fantástico, CARDOZO oportuno, é DI MARIA endiabrado, é COENTRÃO esfomeado, e tantos outros. Não vou descrevê-los aqui a todos, quero só dizer que, ao contrário de outras épocas, temos EQUIPA! E melhor do que isso temos um banco para fazer outra grande equipa!
Eu sei que a procissão ainda vai no adro, mas, a avaliar pelo que temos visto, podemos estar confiantes em boas prestações contra os grandes jogos que aí vêm! Desde logo o de hoje contra o Nacional da Liga Europa que afastou o Zenit e quase fazia história em Bilbau. E depois o ainda 1º classificado da Liga Sagres em Braga no fim do mês. Mais tarde, o Porto e Sporting também virão…
Aliás e em relação ao Porto vaticino desde já o seguinte: o BENFICA está a jogar bem, ninguém tem dúvidas disso, mas o jogo contra o Porto vai ser a chave do campeonato. Se o BENFICA conseguir vencer com clareza o Porto, parece-me que esse será o tónico decisivo para o campeonato. Chamem-me apressado, eufórico ou o que quiserem! Mas aquela ansiedade e pressão normal de um jogo desses, se for superada, ninguém pára o BENFICA!
E por falar em Porto, quero dizer que ontem vi o jogo contra a Académica no Dragão. Do que vi, caros amigos, posso dizer-vos que o Porto ganhou porque teve umas ajudas da defesa dos estudantes e alguma sorte. A Académica jogou muito bem e o novo treinador, pupilo de Mourinho, já mostrou perceber que a simplicidade de movimentos pode dar bons resultados! A jogar assim, esta equipa vai sair do último lugar rapidamente. Mas o Porto, ontem não esteve bem, nota-se que falta ali o fulgor de outras épocas! Espero que não o recuperem…
Uma palavra para o Sporting, uma equipa muito em baixo apesar da ilusão europeia – e ainda bem… A verdade é que não me recordo esta época de ver uma exibição de encher o olho à turma de Paulo Bento. O Sporting decresceu de qualidade da última época para esta de uma forma abrupta! Este ano, João Moutinho e, curiosamente, Miguel Veloso tem segurado as pontas… Liedson “português” mostra-se mas, como toda a “equipa”, ainda não convenceu! Penso com sinceridade que se este cenário não se altera rapidamente (o que não tem forçosamente que passar pela substituição do treinador) o Sporting arrisca-se a descer na tabela.
Uma palavra para o relvado de Alvalade para dizer que era importante que a SAD leonina resolvesse aquilo rapidamente. É que com o BENFICA numa qualidade de ataque, passe, táctica, etc. destas, um relvado “lameiral”  só o prejudica! Será que é por isso que não o arranjam?
Bem e por agora me despeço, VIVA O BENFICA!

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.