Emissão de 16-10-2007 O Fair-Play é…
Out 18

O tema do último programa foi o fair play.
Prefiro falar em Português e gosto mais de ouvir falar em treinador do que em Mister, até porque para os ingleses treinador é “coach”.
Mas já que demos este nome ao tema vejamos o que significa na sua origem fair play que se pode traduzir por jogar limpo. Play em inglês significa jogar, mas também brincar ou um artista a representar e o fair que se pode traduzir por limpo, claro, leal etimologicamente vem de feira e actuação de feirante. Podemos dizer que quem actua na feira tem que aparentar o ar mais honesto possível. Estão a ver a minha preocupação em não seguir o modelo inglês para que não haja o perigo de cair em simulação importada e afinal não dar valor às virtudes portuguesas da sobriedade e postura correcta para com os outros que tem granjeado tanta admiração no mundo nas minorias cultas que nos conhecem.
Quando terminou o programa o Senhor Manuel Barroca segredou-me com a sua simpática maneira de partilhar a sua rica experiência de vida: - Olhe, afinal isto do fair play é os jogadores serem educados!
Por falar em educação referi as 14 escolas de jogadores que o Sporting abriu por todo o País. Este projecto com 1300 atletas inscritos demonstra a viabilidade do negócio e o interesse desportivo da iniciativa, agora com um modelo consolidado de escolas parceiras da Academia Sporting/Puma.
O Sporting exige aos parceiros, estabilidade financeira, administrativa e organizativa bem como a natural competência técnica.
A formação desportiva e social de jovens por todo o País por intermédio da Academia do Sporting vai continuar a permitir ainda melhor angariar talentos para os escalões competitivos.
No concelho do Cartaxo será possível encontrar alguma escola, colectividade ou associação que se queira candidatar?

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.